segunda-feira, 18 de março de 2013

VOCÊ SABE POR QUE O CÉU É AZUL?

Quando uma criança fizer essa questão para você, esteja preparado para dar uma resposta científica.

Normalmente, as crianças pequenas têm diversas perguntas, sendo que praticamente todas elas são uma tentativa de entender o mundo em que ela vive. Entre essas centenas de questões, há uma que é bem recorrente: “por que o céu é azul?” — e é bem provável que você já tenha se perguntado sobre isso, não é?
A resposta não tem nada a ver com a cor das águas e é bem mais científica do que você pode ter pensado. Tudo começa com o fato de que o Sol, que é uma enorme estrela incandescente, incide uma grande quantidade de luz sobre os átomos de nitrogênio e oxigênio que existem em abundância na atmosfera do planeta Terra.
Estes átomos funcionam como prismas e dividem a luz do Sol em sete cores — sim, são as colorações presentes em um arco-íris. Todas as cores têm ondas, sendo que o comprimento de onda do azul é ideal para que esse pigmento se espalhe pela atmosfera, resultando no que é chamado de Espalhamento Rayleigh e deixando o céu do jeito que você conhece.
Tá, mas e pôr do sol?
Depois de ler tudo isso, você deve estar se perguntando o motivo de o céu ser avermelhado durante o pôr do sol. Quando o anoitecer começa, a luz leva um caminho muito maior para chegar aos nossos olhos, de modo que a cor azul já está muito dispersa para ser enxergada, sendo que isso facilita a visualização do vermelho e do laranja.
 
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
http://www.youtube.com/naoquestione
http://nao-questione.blogspot.com.br/?view=flipcard
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário