segunda-feira, 22 de abril de 2013

COMBATE ENTRE EXÉRCITO NIGERIANO E ISLAMISTAS FAZ "DEZENAS DE MORTOS"

 
 
Primeiras informações indicavam 185 baixas civis. Balanço do mais recente confronto entre soldados e radicais ainda não é claro.
Intensos combates entre soldados e militantes islamistas do grupo Boko Haram, no nordeste da Nigéria, provocaram um elevado número de mortos. Informações iniciais indicavam que morreram pelo menos 185 civis, mas um porta-voz militar disse que o número é “extremamente exagerado”.
“É absurdo dizer que foram mortas 185 pessoas”, afirmou o porta-voz, Sagir Musa, à AFP. Fonte governamental confirmou mais tarde à agência “dezenas de mortos", mas não precisou o número.
As forças de segurança minimizam normalmente o número de vítimas nos confrontos com os islamistas do Boko Haram, que fizeram nos últimos anos milhares de mortos – calcula-se que mais de três mil desde 2009. Os ressentimentos para com os militares levam também os habitantes de algumas comunidades a exagerarem no número de mortos civis que atribuem ao Exército.
Os mais recentes confrontos seguiram-se a um raide de soldados em Naga, cidade nas margens do Lago Chade, no estado de Borno, na noite de sexta-feira. A operação visou uma mesquita onde, segundo habitantes, estariam refugiados militantes do Boko Haram. Muitos habitantes fugiram, tendo regressado apenas no domingo, para encontrarem um cenário de cadáveres e casas destruídas.
Os islamistas afirmam combater pela instauração de um estado islamista no Norte da Nigéria, de maioria muçulmana. O Sul é predominantemente cristão.
A Nigéria é o país mais populoso de África, com cerca de 160 milhões de habitantes. É o principal produtor de petróleo do continente. 
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog

http://www.youtube.com/naoquestione
http://nao-questione.blogspot.com.br/?view=flipcard
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário