sábado, 22 de junho de 2013

DILMA DIZ QUE VAI RECEBER LÍDERES PACÍFICOS, MAS CRITICA VIOLÊNCIA

 

Em seu primeiro pronunciamento em rede nacional de rádio e TV sobre os protestos que tomaram conta do país, a presidente Dilma Rousseff disse que vai convidar representantes dos manifestantes, mas afirmou que os órgãos de segurança têm "dever de coibir dentro da lei toda forma de vandalismo".
"Asseguro a vocês: vamos manter a ordem", afirmou. "Os manifestantes têm direito de questionar tudo e propor mudanças. Mas precisam fazer isso de forma pacífica e ordeira", disse.
"O governo e a sociedade não podem aceitar que uma minoria violenta e autoritária destrua o patrimônio público e privado, ataque templos, incendeie carros, apedreje ônibus e tente levar o caos aos nossos principais centros urbanos", afirma.
"Se aproveitarmos bem o impulso desta nova energia política, poderemos fazer, melhor e mais rápido, muita coisa que do Brasil ainda não conseguiu realizar por causa de limitações políticas e econômicas", disse, repetindo o elogio ao papel das manifestações para a democracia que já havia feito em fala na terça-feira passada.
Dilma afirmou ainda que vai chamar presidentes de outros Poderes, governadores e prefeitos para discutir a agenda de reivindicação dos manifestantes, o que pode acontecer na segunda-feira.
"A voz das ruas precisa ser ouvida e respeitada. E ela não pode ser confundida com o barulho e a truculência de alguns arruaceiros", afirmou. "Não vou transigir com violência e arruaça."
Em sua fala, a presidente elencou três pontos que vai discutir nestes encontros: uma reforma do transporte coletivo urbano no país, a aprovação de projeto destinando a receita de royalties do petróleo para investimento em educação e também disse que vai "Trazer milhares de médicos para melhorar o atendimento no SUS".
"Sou a presidenta de todos os brasileiros, dos que se manifestam e dos que não."
Ela falou em "oxigenar o nosso sistema político", mas defendeu a estrutura partidária vigente --e citou como interlocutores não só manifestantes, mas também sindicatos e movimentos sociais. "Instituições e governos devem mudar."
Mostrando sua preocupação com os reflexos negativos na imagem do país em plena Copa das Confederações, a presidente afirmou que o brasileiro, que sempre é bem recebido no exterior, precisa receber muito bem os estrangeiros visitando o Brasil.
Ela disse ainda que o país irá fazer uma "grande Copa do Mundo" em 2014, refutando os boatos de cancelamento, e procurou defender as obras do evento --a conta já bate em R$ 30 bilhões, mais do que a soma das três Copas anteriores.
A presidente afirmou que não foram usados recursos da educação e da saúde na construção dos estádios, mas financiamentos que terão de ser pagos pelos Estados e empresas responsáveis pelos projetos.
A presidente decidiu fazer o pronunciamento à nação ontem pela manhã, durante reunião com sua equipe convocada na noite anterior, no qual foi decidido que a omissão poderia ser prejudicial.
Foi feito um balanço da violência e meios para coibi-la. O tema foi debatido com o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça). Dilma esteve também com Aldo Rebelo (Esportes), Aloizio Mercadante (Educação), Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e Gilberto Carvalho (Secretaria-geral da Presidência).
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
http://www.youtube.com/naoquestione
http://nao-questione.blogspot.com.br/?view=flipcard
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário