domingo, 30 de junho de 2013

GRUPO DE 4 MIL MANIFESTANTES MARCHA PARA O MARACANÃ, E PM ANTECIPA 'CERCO' AO ESTÁDIO



Manifestantes ligados ao Comitê Popular da Copa começaram a marchar para um dos protestos marcados para este domingo, dia de final da Copa das Confederações entre Brasil e Espanha. Pouco antes do meio-dia, cerca de 4 mil pessoas que já se encontravam na Praça Sáenz Peña, no bairro da Tijuca, iniciaram a passeata rumo ao Maracanã - segundo números do comitê. A PM antecipou o cerco ao estádio e também acompanha ostensivamente o rumo da caminhada. 
De acordo com o tenente-coronel Marcos Balbino, chefe da Tropa de Choque, o perímetro Fifa, que veta o acesso das ruas de acesso ao Maracanã para pessoas sem ingresso e não credenciadas, seria realizado a partir das 14h, mas já foi colocado em prática, antes mesmo do início da marcha.
Os planos são de que o grupo passe pelo Macaranã e terminem a marcha na Avenida Afonso Pena. Um caminhão de som é usado para espalhar os ideias do comitê e para atrair novas pessoas à caminhada.
Próximo das 13h, o grupo chegou ao bloqueio de segurança e se sentou em frente às tropas que restringem a passagem, na Avenida Maracanã. Por lá permaneceram por cerca de 40 minutos, de forma pacífica e cuidando para que nenhum manifestante tentasse furar o bloqueio. Depois disso, a maior parte partiu em seguimento do trajeto planejado.
Antes do ato, os manifestantes viam possibilidade de confronto. O clima, no entanto, foi de marchinha, com banda e estandartes, mesmo que a PM acompanhe com cassetetes em mãos o movimento, de forma ostensiva.
"Nosso objetivo é sim chegar ao estádio, temos direito a manifestação e esperamos que não tenha confronto. Nas outras vezes, a policial agiu de forma violenta. Se tiver confronto, será por iniciativa da PM", disse Giselle Tanaka, integrante do comitê.
Este grupo tem como suas principais reclamações as remoções e atos exagerados que as obras da Copa trazem. Em sua pauta, eles pedem o fim das remoções de famílias para obras de mobilidade urbana e a revogação da privatização do Maracanã.
A OAB acompanha o ato, para prestar atendimento jurídico a quem precisar de auxílio ou for preso. "Tem excesso dos dois lados, tanto da PM com algumas prisões ilegais, quanto dos manifestantes. Há uma minoria agressiva", disse Antonio Carlos Marques, advogado da OAB, que presta o auxílio com a OAB pelo telefone 21-7825-2185.
Brasil e Espanha decidem o título da Copa das Confederações no estádio do Macaranã, neste domingo, a partir das 19h.
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
http://www.youtube.com/naoquestione
http://nao-questione.blogspot.com.br/?view=flipcard
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário