quarta-feira, 26 de junho de 2013

PUTIN DEFENDE SNOWDEN: “É UM HOMEM LIVRE E DECIDE ONDE QUER IR”

 
 
A tensão aumentou entre Rússia e EUA nos últimos dias. Os países não concordam sobre a possível extradição de Edward Snowden, acusado de revelar arquivos secretos do governo norte-americano. Nesta quarta-feira (26/06), o presidente russo, Vladimir Putin, defendeu o ex-funcionário da CIA, se negando a cumprir ordens de Washington.

“Snowden é um homem livre e quanto antes decidir para onde quer ir, melhor”, disse Putin. O presidente acrescentou que ele está em trânsito para o aeroporto Sheremetyevo, em Moscou, e que a Rússia “não tem tratado de extradição com os Estados Unidos”.
 A situação se agravou nas últimas horas, pois, segundo o portal Interfax, Snowden não pode comprar uma passagem para deixar a Rússia, pois seu passaporte foi cancelado pelo governo norte-americano.

"O passaporte de Snowden está cancelado e não há nenhum outro documento que certifique sua identidade. Portanto, não existe outro remédio do que permanecer no terminal de embarque de Sheremetyevo, já que ele não pode nem entrar na Rússia nem comprar uma passagem", explicou uma fonte anônima do governo russo.

Segundo informações da Agência Efe, não há dependências secretas no aeroporto. Mas há quartos para o descanso das tripulações e seguranças, também na zona de embarque. "O senhor Snowden poderia estar em um desses quartos", disse à Interfax um funcionário do aeroporto de Sheremetyevo.
O governo norte-americano voltou a pedir ontem que a Rússia extradite Edward Snowden, apelando para a “boa cooperação” existente entre os dois países em matéria policial. O Departamento de Estado pediu que os russos explorassem “todas as opções” para entregar o ex-consultor da CIA, acusado de espionagem.

O porta-voz do Departamento de Estado, Patrick Ventrell, disse em entrevista coletiva que, apesar de não existir um tratado bilateral de extradição entre EUA e Rússia, o país de Vladimir Putin “tem a possibilidade de cooperar”, assim como fez em abril, após os atentados de Boston.

"Acreditamos que há bases para a cooperação policial e de segurança para expulsar Snowden a partir das acusações contra ele e do status de seus documentos de viagem", declarou Ventrell.
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
http://www.youtube.com/naoquestione
http://nao-questione.blogspot.com.br/?view=flipcard
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário