terça-feira, 30 de julho de 2013

CORRUPÇÃO NO TRANSPORTE PÚBLICO LESA POPULAÇÃO PAULISTA EM 425 MILHÕES DE REAIS



O vazamento de documentos inéditos e a colaboração de um ex-funcionário da empresa alemã Siemens, revelou que os governos tucanos e as companhias da área de transporte sobre trilhos arquitetaram esquema responsável pelo desvio milionário ao longo de, pelo menos, 20 anos.
Neste período, a tarifa saltou de 50 centavos para os três reais conquistados pela população paulista após uma série de manifestações.
Os detalhes levantados pela investigação, realizada em conjunto pelo Cade e Ministério Público – cujo poder investigativo estava sendo questionado pela PEC 37 – revelou que o esquema tinha por objetivo privilegiar as companhias envolvidas nas licitações públicas, em troca de pagamento de propinas para políticos tucanos.
A quantidade de irregularidades encontradas surpreenderam até mesmo os investigadores. Os dados divulgados apontam superfaturamento de 30% em cada uma das obras que foram realizadas ao longo destes anos. Ou seja, a cada dez reais pagos em impostos, três estavam sendo destinados para a sustentabilidade do esquema.
O prejuízo aos cofres públicos chegaram a 425,1 milhões de reais.
A instalação da Linha 5 Lilás, vencida pelo consórcio Alstom, formados pela canadense Bombardier, a alemã Siemens e a espanhola CAF, tiveram serviços orçados em 615 milhões de reais, sendo que destes, 7,5%, ou 46 milhões, eram destinados a pagamento de propinas para políticos do PSDB e dirigentes da estatal.
Na Linha 2 do metrô, a investigação apontou prejuízo de 67,5 milhões. O consórcio vencedor é formado pelas mesmas empresas da Linha 5 Lilás, com a inclusão do consórcio Metrosist.
Ainda segundo as investigações, o articulador do esquema criminoso era o executivo Masao Suzuki, da Mitsui. Apesar de seu papel protagonista, os maiores beneficiados foram a Alstom e os políticos envolvidos.
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