sábado, 31 de agosto de 2013

CAVERNAS DE SABLINO – UM LOCAL ENIGMÁTICO E PERIGOSO?


No mapa geográfico russo, as cavernas de Sablino constituem um aglomerado específico e uma área de acesso fechado durante décadas. As pessoas comuns pouco sabiam dessa localidade. Mas os que a visitaram contavam sobre fenômenos enigmáticos que ocorriam lá dentro. Hoje em dia, os empreendedores levam para as grutas os turistas e até organizam "festas corporativas". Será verdade que ali se perdem pessoas? A Voz da Rússia, juntamente com Timur Ivantsov, fundador do Clube de Viajantes Valentes, decidiu tirar as dúvidas quanto a este lugar intrigante.

As cavernas de Sablino se encontram situadas na região de Leningrado, perto da vila Ulianovka. São os labirintos subterrâneos com galerias e lagos impressionantes que se estendem por dezenas de quilômetros. Segundo pesquisas cientificas, a ramificada rede de grutas surgiu na sequência de escavações da areia de quartzo, efetuadas desde os finais do século XVII até o início do século XX.

Em 1922, a extração de areia foi suspensa e as cavernas ficaram abandonadas. Nos 30 anos seguintes, as águas subterrâneas vieram modificar de forma radical a estrutura do subsolo arenoso. Em alguns segmentos se formaram "areias movediças" extremamente perigosas que ceifaram a vida de muitas pessoas que tinham penetrado nas cavernas, movidas de curiosidade. Timur Ivantsov falou-nos sobre aquele período soviético, revelando motivos da má fama das grutas:

"Em meados do século passado, as cavernas de Sablino serviam de refúgio para reclusos fugitivos e pessoas "desterradas" ou párias. Hoje, quando muitos documentos secretos foram tornados públicos, ficamos sabendo que, cada ano, na zona de grutas, pereciam duas dezenas de pessoas. Claro que a culpa era atribuída aos "habitantes" das cavernas malignas. Estes últimos, aliás, foram alvo de perseguições e operações especiais de captura. Mas tudo em vão por ser praticamente impossível capturar alguém nessas catacumbas."

Atualmente nem se pode afirmar que a causa real do desaparecimento de pessoas foram os reclusos fugitivos. Os adolescentes audazes das aldeias vizinhas, que se lançaram nessa aventura, devem ter sido vitimas de areias movediças. Existem outras hipóteses. Nas palavras de Timur, o avô de um amigo dele foi um dissidente político a encontrar abrigo nas cavernas:

"Segundo uma lenda, as grutas constituem um organismo vivo e até inteligente. Foi daí que davam refúgio aos inocentes e castigavam as pessoas de má fé. Mas quando começaram a desaparecer os "filhos da cova", surgiu rumor sobre o Espírito Maligno que lá se tinha fixado. As pessoas sentiam na sua própria pele alguma mudança que se dera debaixo da terra. As trevas impenetráveis como que se concentrassem mais e mais, havendo, ainda por cima, uma sensação de vigia constante. Após o desaparecimento de sete habitantes locais, a maior parte de fugitivos acabaram por abandonar as cavernas. Nós visitamos as grutas como diggers. Parece-me muito desagradável perspectiva de passar lá uma noite, embora eu tivesse visto muitos sítios sorumbáticos."

Não obstante, hoje nas cavernas de Sablino se realizam excursões para turistas. Por isso, cada um pode experimentar até que ponto o diabo é realmente feio como o pintam. O mais importante é tentar não perder de vista o seu grupo e o guia. Tudo é capaz de acontecer nesse lugar mal reputado.

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário