quarta-feira, 28 de agosto de 2013

EMBAIXADOR DA RÚSSIA NA POLÔNIA: NÃO HÁ EMPECILHOS PARA CONTATOS RUSSO-POLONESES


Durante o festival internacional de música Top of the Top em Sopot, o embaixador da Rússia, Alexander Alexeev deu uma entrevista exclusiva à Voz da Rússia.

− Os festivais de música em Sopot e o da canção russa em Zielona Gora têm uma história de muitos anos na Polônia, na Rússia e em outros países da Europa Oriental. Neles participaram verdadeiros astros e personalidades conhecidas do século passado. Será possível o renascimento da popularidade destes eventos em nossos e outros países?

− Estou de acordo com que estes eventos têm uma brilhante história de muitos anos. Seu renascimento e o renascimento da popularidade não apenas é possível, mas também desejável. Para tanto há todas as condições. Nós estivemos ontem na apresentação de artistas populares em Sopot. Com grande sucesso se realizou o festival da Canção Russa em Zielona Gora, onde estiveram presentes 4.500 pessoas. As apresentações foram transmitidas ao vivo por um dos principais canais da televisão polonesa. Segundo os dados que os organizadores têm o rating das transmissões foi muito alto.

Eu relaciono o renascimento da popularidade destes eventos com a atenção dada a eles pela mídia, antes de mais nada rádio e televisão. Gostaria muito que Zielona Gora e Sopot voltassem aos programas de nossas transmissões de televisão. Eu penso que muitos russos esperam este retorno com grande interesse. Estou absolutamente convicto de que a direção dos canais russos não terão de se queixar da audiência.

− Na televisão polonesa foi exibido um serial russo sobre a cantora Anna German e ele teve enorme popularidade. Recentemente passou na Polônia o Festival da Canção Russa em Zielona Gora, em Varsóvia se realizou com sucesso um desfile de modelos do conhecido costureiro russo Valentin Yudashkin. Agora nós estamos em Sopot, no festival Top of the Top. Pode-se falar de "sobrecarga" nas relações culturais russo-polonesas? Que mais projeto de caráter cultural esperam os meios sociais de nossos países?

− Realmente, o filme sobre Anna German tem grande popularidade entre os poloneses. Ele foi visto por mais de 6 milhões de pessoas. É um número muito impressionante para o público polonês de televisão.

O festival em Zielona Gora se realizou com grande êxito. É muito interessante que com grande atenção de parte dos especialistas poloneses e da mídia decorreu o desfile de modelos de Valentin Yudashkin. Nós somos gratos à Voz da Rússia por ter sido o patrocinador de informação.

Eu penso que não há razões para se falar de "sobrecarga" das relações culturais russo-polonesas, elas nunca se interromperam, até mesmo quando nossas relações não estavam nos melhores tempos. A cooperação cultural se desenvolveu dinamicamente. Agora não existem quaisquer empecilhos para o desenvolvimento dos contatos. Nossa cultura goza de grande e merecido sucesso na Polônia. Estou convicto de que nos espera uma série inteira de eventos muitos interessantes, entre os quais, por exemplo, a nova saída do Festival Satélite sobre a Polônia, quando espectadores de mais de 60 cidades polonesas terão a possibilidade de conhecer obras do cinema moderno e clássico da Rússia e União Soviética. Estou convicto de que virão muitos coletivos e intérpretes artísticos interessantes, por isso o futuro de nossas relações culturais é claro.

− A Voz da Rússia com entusiasmo foi o parceiro informativo do Festival de Sopot, por que a Voz da Rússia considera que o apoio de tudo o que contribui para o restabelecimento do espaço cultural comum de nossos países é nossa tarefa prioritária. Está de acordo com que para a mídia de nossos países é mais fácil mostrar à opinião pública a proximidade de mentalidade de nossos povos, a semelhança dos gostos artísticos, do passado histórico e cultural, do presente e futuro?

− Para a mídia não é apenas mais fácil, porém mais natural mostrar nossa mentalidade comum e espaço cultural comum, proximidade de tradições e gostos dos povos da Polônia e da Rússia. Somente a mídia pode levar ao mais amplo círculo de pessoas a informação do que ocorre, como ocorre e por que nossos eventos na Polônia gozam de tal sucesso, e os eventos poloneses são esperados com grande interesse na Rússia. Nisto eu vejo o papel colossal da mídia. A embaixada está disposta a trabalhar com ela, para que nossos jornalistas e dirigentes de órgãos de imprensa recebam a tempo informação de qualidade, sobre quais são as perspectivas e quais as particularidades de nossas relações com a Polônia no plano cultural.

− Permita-me agradecer em nome de nosso numeroso público à Embaixada da Federação Russa na Polônia e ao senhor pessoalmente pelo apoio ativo a todas as iniciativas culturais, informativas e humanitárias que contribuem para o fortalecimento das relações entre nossos dois países.

− Muito obrigado por essa possibilidade de me dirigir a seu público, pela atenção que dedicam à Polônia, a nossas relações culturais. Estou convicto de que a cooperação entre a Embaixada e a Voz da Rússia continuará e será tão positiva como até agora.

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
http://www.youtube.com/naoquestione
http://nao-questione.blogspot.com.br/?view=flipcard
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário