sábado, 31 de agosto de 2013

FACEBOOK VAI ESCLARECER USO DE DADO EM ANÚNCIO APÓS MULTA DE US$ 20 MI


Após ter sido obrigado pela Justiça dos Estados Unidos a pagar US$ 20 milhões para encerrar um processo por exibir as fotos de usuários em propagandas, o Facebook iniciou um processo para alterar sua política de uso de informações dos membros da rede.

Um dos objetivos é esclarecer como as informações são utilizadas tanto no direcionamento de anúncios quanto nas próprias peças.

“Reescrevemos toda a seção de propaganda para explicar da melhor forma o que consideramos que seja importante que as pessoas saibam sobre como usamos as informações que recebemos para fornecer anúncios relevantes às pessoas dentro e fora do Facebook”, afirmou Erin Egan, diretora de privacidade da empresa.

A rede social começou nesta sexta-feira (30) a disparar e-mails (veja um exemplo abaixo) aos usuários para comunicá-los das mudanças e pedir que enviem contribuições nos próximos sete dias.



Segundo a empresa, a mudança visa “explicar que os anunciantes também podem alcançar pessoas no Facebook usando as informações que eles já têm sobre você (como endereços de e-mail ou se você já visitou os sites deles anteriormente)”.

A descrição remete ao funcionamento das “Histórias Patrocinadas”, anúncios que aparecem na linha do tempo dos usuários do Facebook exibindo nome e foto de contatos que “curtiram” a marca.

Em 2011, cinco pessoas entraram processaram o Facebook, afirmando que essa modalidade de anúncios informava não só aos seus amigos quando haviam "curtido" algum link como utilizava seus perfis para endossar essas marcas, sem pagá-los ou permitir que eles desabilitassem esse mecanismo.

Segundo dados do processo, o Facebook cobrou dos anunciantes aproximadamente US$ 234 milhões pelas "Histórias Patrocinadas" entre janeiro de 2011 e agosto de 2012,

No início desta semana, o juiz do distrito de São Francisco, Richard Seeborg, decidiu que o Facebook pagasse US$ 20 milhões para compensar os reclamantes.

Além de alterações referentes à forma de utilizar dados de usuários, o Facebook também propôs reescrever de forma simplificada outros tópicos como, por exemplo, o que trata das informações sobre a interação com aplicativos. Para ver a explicação item a item da rede social sobre a proposta de alteração, acesse o site.

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