segunda-feira, 26 de agosto de 2013

MÉDICOS ESTRANGEIROS COMEÇAM A DESEMBARCAR NO BRASIL NESTA SEXTA


O Brasil começa a receber nesta sexta-feira os primeiros profissionais estrangeiros que participarão do programa Mais Médicos. Os médicos serão recebidos inicialmente em oito capitais: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A capital paulista deve ser a primeira a receber os profissionais, a partir das 14h. O Ministério da Saúde montou postos para receber os estrangeiros nos aeroportos.


Nessas cidades, eles terão aulas sobre saúde pública brasileira e língua portuguesa durante três semanas de treinamento, entre 26 de agosto e 13 de setembro. Os 358 médicos estrangeiros começam a atender a população em municípios do interior e periferias das grandes cidades a partir da segunda quinzena de setembro, segundo o cronograma do ministério. Além deles, outros 162 profissionais brasileiros formados no exterior também foram selecionados pelo programa.


Os estrangeiros que passarem pela avaliação terão registro profissional provisório e poderão trabalhar apenas na região para onde forem designados. Esse registro permite aos profissionais atuar apenas na atenção básica e nas regiões para onde forem alocados. Na primeira edição, o programa selecionou 1.618 profissionais - sendo 522 formados no exterior. O número representa 10,5% dos 15.460 médicos solicitados por 3.511 cidades brasileiras.


Do total de 1.618 médicos selecionados pelo Mais Médicos, 53% vão para as periferias de capitais e regiões metropolitanas e 47% para municípios com alta vulnerabilidade social. Em relação ao perfil, entre os profissionais formados no Brasil, 58% são homens e 42% mulheres. Entre os médicos com diploma do exterior, 63% são homens e 37% mulheres.



Médicos cubanos devem chegar até segunda-feira
Os cubanos não estão entre os primeiros estrangeiros contratados para atuar na atenção básica à saúde que desembarcam hoje no País. O Ministério da Saúde anunciou na quarta-feira que 4 mil médicos cubanos vão chegar ao Brasil até o final do ano para atuar nas cidades que não atraíram profissionais inscritos individualmente no Mais Médicos. Os primeiros 400 cubanos chegam até segunda-feira, na estimativa do ministério. Os profissionais que começam a chegar são oriundos de diversos países e foram aprovados na primeira rodada de contratação do programa.


No dia 4 de outubro, mais 2 mil médicos cubanos devem chegar ao País para uma nova etapa. Os médicos cubanos, contratados em um convênio com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), vão passar pelo mesmo processo de avaliação dos médicos com diploma estrangeiro e sem revalidação do diploma inscritos na primeira etapa do programa.


Os diplomas estrangeiros são de 32 países. A maioria da Argentina (141), seguida por Espanha (100), Cuba (74), Portugal (45), Venezuela (42), México (26) e Uruguai (25). Cerca de 70% dos médicos selecionados, tanto estrangeiros quanto brasileiros, se formaram nos últimos 10 anos.


Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
http://www.youtube.com/naoquestione
http://nao-questione.blogspot.com.br/?view=flipcard
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário