sexta-feira, 30 de agosto de 2013

TRANSFORMAÇÕES DA POP-ART OU UMA VIAGEM DE "MARINHEIROS VERMELHOS"


No centro de arte moderna Vinzavod, em Moscou, foi inaugurada uma exibição de pinturas da autoria de Alexander Zhernokluev. Desta vez, estão patentes ao público moscovita obras do ciclo "Marinheiros Vermelhos".

O pintor costuma usar apenas duas cores – a vermelha e branca. Pode dizer-se que as obras de Zhernokluev não se destacam por uma vasta e riquíssima gama de cores. As figuras de marinheiros se encontram num espaço sem o pano de fundo. Assim, a cor muito clara e até agressiva vem produzindo um efeito depressivo. Isto apesar de, em termos formais, o modo de pintar desse artista se coincidir com as tradições acadêmicas do realismo russo. Os organizadores da exibição sabem os quadros expostos no Vinzavod causam múltiplas associações à pop-art americana e à pintura soviética, ao mesmo tempo.

Todavia, uns peritos na matéria deduzem que o pintor procura imitar Andy Warhol, os outros estabelecem paralelos estilísticos com a obra de Lucian Freud. O espectador mais inclinado para as obras de pintores russos evocará logo quadros de Alexander Deineka, como, por exemplo, Defesa de Petrograd. Todavia, para o pintor, os "Marinheiros Vermelhos" se tornam símbolos de emoção. Por outro lado, para ele, essas imagens são recordações da adolescência. Zhernokluev prestou o serviço militar na Esquadra do Mar Báltico e durante três anos viu diversos aspetos da vida de marinheiros.

Os primeiros quadros da série surgiram em 2007 e desde então o pintor não deixa de trabalhar nessa vertente. Acredita não ter esgotado as formas de expressão dentro desta temática. Ao longo de cinco anos têm surgido novos protagonistas e personagens novos. Agora a série integra cerca de 60 obras apreciadas por habitantes de Moscou e São Petersburgo.

Os quadros de Alexander Zhernokluev são conhecidos também fora do país, tendo sido expostos na Grã-Bretanha, Sérvia, Holanda e Singapura. O público e críticos de arte parecem gostar de suas obras: nem todos os pintores contemporâneos têm suas obras exibidas em famosos museus como, o Museu Russo em São Petersburgo e o Museu de Arte Moderna de Moscou.

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário