terça-feira, 24 de setembro de 2013

AL SHABAB: O TERROR SOMALI ALÉM-FRONTEIRAS





Al Shabab (Al-Shabbaab), que significa juventude em árabe, é um movimento integrista que surgiu depois da derrota da União dos Tribunais Islâmicos da Somália, há mais de seis anos. Tem como objetivo a instauração de um Estado islâmico regido pela sharia.
O seu nome está na lista das organizações terroristas do governo norte-americano. Desde 2008, controla boa parte do país.

Mas em 2011, as tropas governamentais, com a ajuda da União Africana e do Quénia obrigaram-nos a recuar. A seguir, o exército de Nairobi realizou várias incursões na fronteira e mesmo na Somália. Hoje os radicais islâmicos consideram-se vingados.

“O Al Shabab nunca gostou da presença de militares quenianos na Somália, quando eles chegaram, em 2011. O AL Shabab ameaçou, nessa altura, que lutaria contra o Quénia em território queniano”, explica um analista.

Atualmente o movimento é dirigido por Abu Zubeyr, aliás Ahmed Abdi Godan. O Al Shabab anunciou a adesão formal à Al Qaeda, em 2012. Segundo algumas fontes, deve ter entre sete a nove mil militantes.

Entre as ações mais relevantes assumidas pelo grupo, conta-se a morte de 76 pessoas, na capital ugandesa, Kampala, durante a final do Campeonato do Mundo de Futebol, em 2010.

O atentado contra uma base da União Africana, em 2009, que fez 11 mortos.

Em outubro de 2011, um outro atentado que custou a vida de mais 70 pessoas.
E abril passado, um raide contra um tribunal que causou mais 29 vítimas mortais.

Mas esta é apenas a segunda vez que estes terroristas atacam fora da Somália e é a primeira vez que operam deste modo. Segundo alguns sobreviventes do Mali, eles são muito jovens e sem piedade, imbuídos de um espírito de vingança.

Apesar de terem o mesmo objetivo, a nível interno, o movimento tem profundas fraturas opor causa das lutas entre clãs rivais: os nacionalistas querem tomar o poder na Somália, e os jihadistas mundiais que querem levar o combate além fronteiras.

Fonte: Euronews

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE 

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário