quarta-feira, 25 de setembro de 2013

FEIRA MILITAR RAE 2013 EXIBE MELHORES AMOSTRAS DE ARMAS RUSSAS


Em Nizhny Tagil será inaugurada a maior na Rússia e uma das maiores feiras militares do mundo, Russian Arms Expo, RAE 2013. No deorrer do evento será exposta uma série de armamentos modernos, incluindo secretos, destinados para o Exército russo.

Armas novas: desde blindado Armat até plataforma Bumerang

No âmbito da prestigiosa feira serão estreadas amostras dos melhores armamentos russos, com particular destaque para o sofisticado carro de combate Armat, revelou à Voz da Rússia o perito militar, redator-chefe da revista Natsionalnaya Oborona (Defesa Nacional), Igor Korotchenko.

"Creio que a maior novidade será a exibição à porta fechada de um novo tanque russo Armat. A empresa Uralvagonzavod e seus parceiros tinham feito um trabalho enorme para pôr em prática o conceito deste blindado supermoderno, apetrechando-o de equipamentos militares, ópticos e eletrônicos. Acho esta ser a maior sensação, embora a apresentação seja realizada à portas fechadas."

Cumpre assinalar que o novo tanque não é um único engenho a se assentar em nova plataforma do mesmo nome. Sobre estes chassis se planeja criar ainda um veículo de combate de infantaria pesado, viaturas de artilharia autopropulsadas e veículos de engenharia. Um dos ilustres peritos russos, redator-chefe da revista Arsenal Otechestva (Arsenal da Pátria), Viktor Murakhovsky salientou ainda que, no Salão serão apresentadas também as primeiras amostras de outras máquinas modernas Kuganets-25, de lagarta média e Bumerang, baseado em plataforma de rodas média.

A plataforma pesada Armata (cerca de 60 toneladas), a média Kurganets-25 (25 toneladas) e a média de rodas Bumerang constituirão uma base sólida para novos equipamentos militares que, com o andar dos tempos, irá substituir os engenhos de marcas soviéticas, permitindo unificar e simplificar o abastecimento, a prontidão de combate e a manutenção técnica das unidades das Forças Terrestres da Rússia. As novas plataformas projetadas na Rússia serão expostas pela primeira vez após o colapso da URSS, enquanto um largo uso de módulos, para o mesmo efeito unificador, será demonstrado pela primeira vez na história do material blindado russo.

Outras armas no limiar de modificações

A RAE 2013 vem atraindo atenção devido à alteração do formato da Feira que evoluiu desde a exibição de amostras comuns até ao prestigiado fórum de negócios, realça Viktor Murakhovsky, que também é membro do conselho de peritagem junto da Comissão Militar-Industrial.

"Gostaria de sublinhar que se trata de um evento exemplar e sem precedentes, promovido pela corporação Uralvagonzavod. Isto se nota em tudo, inclusive na sua maneira de expor as amostras. Foi efetuado um rebranding, tudo foi feito num estilo único. Essa é "uma faceta da medalha" que, alias, não é a fundamental. O que importa mais é a vertente prática, prevendo-se uma vasta agenda de iniciativas a se realizar juntamente com peritos estrangeiros e parceiros da Rússia na Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC). A atual Feira se destaca tanto pelo número de equipamentos expostos, como pelo intenso programa de exibições."

Segundo a mesma fonte, contatada pela Voz da Rússia, a RAE continua sendo a única exposição que permite o uso real de armas exibidas, tanto em separado, como fazendo parte de subunidades e grupos táticos combinados.

Ainda de acordo com Murakhovsky, nos marcos do certame, será estreado o emprego combativo de helicópteros da aviação militar. É sabido que estes engenhos se enquadram no tecido de armamentos do Exército, cabendo ao consórcio Vertolioty Rossii o controle de uma parte considerável do mercado mundial. Simultaneamente, prossegue a produção em série de helicópteros para as Forças Armadas da Rússia, com um volume anual de vendas superiores a 100-110 engenhos.

Colaboração na área de exportações

Uma das vertentes-chaves passa pela modernização de plataformas existentes e utilização de equipamentos e agregados de outros produtores, o que proporciona uma maior flexibilidade na escolha, consoante às necessidades do comprador e suas capacidades logísticas.

Na Rússia se produzem e se exportam sistemas de armas, assentes em chassis importados (o complexo de artilharia antiaérea Pancyr-C1 em chassis MAN, o Top, instalado em chassi indiano Tata etc). Além disso, a torre com as armas montadas pode ser utilizada para a modernização do material blindado estrangeiro. Tais características promissoras têm o modulo de combate BMP-3, que prima pela elevada potência de fogo (um canhão de 100 mm e o de 30 mm mais uma metralhadora de 7,62 mm). Este engenho possui ainda armas de alta precisão (mísseis antitanque que se lançam através do cano) e a possibilidade de adaptar diversos sistemas do comando de fogo. Tudo isso vem contribuindo para a modernização de veículos de transporte de infantaria e viaturas blindadas de várias marcas.

Tal cooperação facilita a entrada da Rússia para o mercado mundial de armamentos no qual ela mantém fortes posições: em 2012, foram importados materiais diversos num valor de 14 mil milhões de dólares, prevendo-se para 2013 os indicadores ainda maiores. Deste modo, as crescentes produções em série para o mercado interno e a expansão da pauta de exportações vêm abrindo, em conjunto, perspectivas aliciantes para o setor militar russo e a futura realização de fóruns militares, idênticos à Russian Arms Expo.

Fonte: Voz da Rússia

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário