quarta-feira, 25 de setembro de 2013

LIBERTAÇÃO DE SMOLENSK ABRIU CAMINHO PARA BERLIM



Smolensk comemora o 70º aniversário da libertação dos invasores fascistas alemães. Em 25 de setembro de 1943, as forças de ocupação foram derrotadas após a rápida ofensiva do Exército Vermelho. As solenidades coincidiram com outro acontecimento notável – o 1150º aniversário da fundação da cidade, no longíquo século IX.

Smolensk está situada nas margens do rio Dnepr, a cerca de quatrocentos quilômetros de Moscou. Desde a antiguidade que a cidade-guerreira foi posto avançado ocidental do Estado, como indica o seu brasão. Os símbolos da cidade são um um canhão preto e uma ave-do-paraíso dourada, num escudo prateado. Smolensk teve de sofrer várias vezes ataques de invasores. Assim aconteceu no início do século XVII, nas batalhas contra as tropas da República das Duas Nações (principado polonês-lituano) e em 1812, na guerra contra Napoleão. Em 1941 as tropas hitleristas, que avançavam rumo a Moscou, pararam às portas de Smolensk durante três meses, assinala o diretor científico da Sociedade Histórico-Militar Russa, Mikhail Mikhkov:

“Foi justamente a batalha de Smolensk que desfechou um golpe na conceção alemã de guerra-relâmpago. Historiadores alemães confirmam que a guerra-relâmpago não apenas sofreu um revés como acabou por fracassar durante a campanha de verão de 1941 nos combates de Smolensk”.

Nesta batalha distinguiu-se o exército do general Rakutin. Ele passou à contraofensiva inesperada, avançando na retaguarda do exército inimigo na região da cidade de Elnya. O acontecimento foi tão notável, que o Comando supremo decidiu reavivar a antiga tradição de chamar os destacamentos da guarda, como era no exército tsarista. Nos anos de ocupação na região de Smolensk desenvolveu-se a guerra de guerrilha. Os combatentes clandestinos faziam explodir composições ferroviárias alemãs, abalando o sistema de comunicações inimigas, prossegue Mikhail Mikhkov:

“Em setembro de 1943 chegou a hora da libertação da antiga cidade russa. Nós rendemos tributo à memória dos heróis das frentes Ocidental e de Kalinin, que participaram da operação ofensiva em Smolensk. Ela foi bastante difícil e sangrenta. Foram grandes as perdas de ambos os lados. Mas nós sabíamos por que lutávamos. A cidade era não apenas um centro de entroncamento ferroviário, mas também um trampolim para a libertação ulterior da Bielorrússia. Os alemães entendiam que, se Smolensk fosse libertada, o Exército Vermelho no final das contas chegaria a Berlim, tal como realmente aconteceu”.

A comemoração do 70º aniversário da libertação de Smolensk dos invasores fascistas alemães e do 1150º aniversário de fundação da cidade inclui numerosas iniciativas. As solenidades atingirão o seu ponto culminante em 25 de setembro, conta o representante da administração regional, Igor Sergeev:

“Realizar-se-á a cerimônia de lançamento da primeira pedra do futuro monumento aos soldados libertadores de Smolensk e um concerto festivo para veteranos, um espetáculo dedicado aos 1150 anos da fundação da cidade. Realizar-se-á a abertura do Festival Russo de Bandas, um showmultimédia com fogo-de-artifício.

Habitantes e visitantes da cidade terão a oportunidade de ver um espetáculo inesquecível – a apresentação do grupo de pilotagem Rus. No céu de Smolensk, os pilotos demonstrarão elementos complexos de alta pilotagem. O dia terminará com um fogo-de-artifício festivo.

Fonte: Voz da Rússia

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário