segunda-feira, 30 de setembro de 2013

MISTÉRIO DO METEORITO DE СHEBARKUL CONTINUA NÃO DESVENDADO


Os trabalhos de levantamento do meteorito de Chebarkul continuam na região de Chelyabinsk. Como se supõe, o bólide celeste, que explodiu por cima de Chelyabinsk em fevereiro deste ano, caiu num lago perto da cidade de Chebarkul. Mergulhadores já conseguiram extrair alguns fragmentos, o maior dos quais pesa cerca de 5 quilogramas. Na opinião de especialistas, vários pedaços do meteorito estão ainda no fundo do lago.

Uma plataforma especial para a descida de mergulhadores quase não se vê do litoral do lago próximo à cidade de Chebarkul. Varias vezes ao dia, mergulhadores chegam em lanchas a motor à central de descida, trabalhando sem dias de folga e intervalos, disse à Voz da Rússia Nikolai Murzin, diretor-geral da companhia Aleut, que se dedica à extração do meteorito:

“Trabalhamos por turnos. Há uma norma de tempo especial para estar debaixo de água. Por isso, dividimo-nos por turnos, levando em conta particularidades e preferências individuais de mergulhadores. Há pessoas que se levantam cedo, outras preferem trabalhar à tarde. Os trabalhos são suspensos só de noite, porque a imersão em horas noturnas pode ser efetuada só durante os serviços de resgate”.

Nos últimos dias, mergulhadores já imergiram abaixo do nível inicialmente suposto. Mas os trabalhos são efetuados em regime previsto, continua Nikolai Murzin:

“Agora, trabalhamos numa profundidade de 16-18 metros. Os trabalhos prosseguem em conformidade com o plano que temos. Não acontece nada de extraordinário. Estamos levantando tudo que encontramos, mas a forma de objetos pode variar. Temos equipamentos especiais, para trabalhar em camadas extensas de lodo sedimentado. Todos os fragmentos extraídos são entregues ao cliente”.

A única dificuldade com que depararam por enquanto especialistas é uma atenção elevada por parte de jornalistas. Mas este problema foi rapidamente resolvido:

“Nos últimos dias, quando foram extraídos alguns fragmentos, fomos atacados por telejornalistas. Logo a seguir, começaram numerosas visitas de habitantes locais em barcos. Recebemos ajuda da Inspeção de Estado para Barcos Pequenos, cujos inspetores já se encontram conosco durante três dias. Nós próprios não podemos impedir a navegação. E as pessoas não se dão connta de que se trata de uma zona fechada”.

Os trabalhos de levantamento não causaram grande agitação em Chebarkul, embora cada habitante da cidade conheça exatamente o local em que havia caído o bólide. Testemunhas afirmam que o meteorito teria sido abatido. Mas não se sabe quem fez isso. Há muitas versões – de extraterrestres e OVNI a foguetes de defesa antiaérea. Dmitri, um habitante de Сhebarkul afirma ter visto uma explosão:

“A queda do meteorito provocou uma iluminação antes de algo ter acertado nele. Ouvi um estalido. A meu ver, a maior parte do meteorito voou em direção da cidade de Ufa. É aquilo que vi. Posteriormente, houve uma sacudida, muitas pessoas caíram em pânico, começaram a acionar sistemas de alarme em carros. A cauda branca de fumaça foi vista no céu durante uma meia hora. Falando francamente, até não reparámos que o meteorito caiu no nosso lago”.

Hoje, os habitantes de Сhebarkul e dos seus arredores não se preocupam tanto com o processo de levantamento do meteoritos, quanto com a possível radiatividade do visitante espacial. Depois de sua queda no lago, uma forte iluminação foi vista no céu ainda durante várias noites, continua Dmitri:

“Preocupamo-nos muito por esta causa. Eu, por exemplo, tomei banho no lago só uma vez neste verão. Ninguém sabe o que pode ser – a radiação, a mutação de peixes ou algum outro fenômeno. Há vários receios. Tanto mais que não temos quaisquer informações. Estiveram aqui inspetores do Serviço de Supervisão, colheram provas de água, mas nada foi anunciado oficialmente. Podemos só adivinhar e fazer conjecturas”.

Em 15 de fevereiro, um meteorito explodiu no céu por cima da região de Chelyabinsk. Uma onda de choque arrombou vidros em janelas de prédios residenciais e empresas. Mais de 1500 pessoas foram feridas. Os prejuízos da explosão constituíram cerca de um bilhão de rublos.

Fonte: Voz da Rússia

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário