segunda-feira, 30 de setembro de 2013

NOVOS MALWARES CRIPTOGRAFAM DADOS DE VÍTIMAS E PEDEM RESGATE


Um novo relatório de varredura de malwares na internet publicado pela ESET revelou um novo tipo de ataque. Criminosos têm focado em pequenas empresas e instalando softwares maliciosos em suas máquinas a fim de criptografar dados importantes e deixá-los inacessíveis sem uma senha aleatória. Depois de o ataque ter sido bem-sucedido, os criminosos pedem resgate dos dados, oferecendo a chave para descriptografar os dados por uma quantia em euros que pode chegar até R$ 900.

A empresa de segurança ainda afirma em seu relatório que a maioria desses ataques foi identificada na Rússia (44%). Casos mais preocupantes, entretanto, foram encontrados em outros países, como Alemanha, Itália, Espanha, República Tcheca, Polônia, Romênia, Ucrânia e EUA. O tipo de malware utilizado para realizar esses ataques é o Win32/Filecoder, um dos mais ameaçadores da atualidade.

Novos malwares criptografam dados de vítimas e pedem resgate

“A família de malwares Win32/Filecoder é mais perigosa que outros tipos como as chamadas ransomware que costumam encriptar fotos, documentos, músicas e arquivos. Uma grande quantidade de diferentes técnicas e níveis de sofisticação tem sido encontrada com o passar do tempo”, conta Róbert Lipovsky, Pesquisador de Malware da ESET.

O relatório da ESET ainda alerta que esses ataques estão sendo feitos a partir da instalação dos malwares provenientes de websites infectados, anexos de emails e até com invasão das estruturas físicas das empresas para a instalação manual do software. Sendo assim, é aconselhável proteger as configurações do antivírus com senha, evitando alteração manual.


Fonte: Assessoria de imprensa ESET

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE 

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário