terça-feira, 24 de setembro de 2013

O USO DA INTERNET NO MUNDO, DE ACORDO COM A HORA DO DIA


Este é um retrato da internet durante 24 horas em 2012. É fácil entender: as cores amarela e vermelha indicam uso maior; verde e azul representam uso menor. Nas áreas claras é dia; nas áreas escuras, é noite.

O mapa foi criado por um pesquisador anônimo para o projeto “Censo da Internet 2012“. Mas como é possível reunir esses dados? Com um pouco de invasão.

A fim de rastrear a localização geográfica e os padrões de uso da internet, o pesquisador criou uma botnet “do bem”. Ela foi chamada de Carna, deusa romana da saúde que era confundida com a deusa das portas e dobradiças.

Ele usou um comando telnet em endereços IP aleatórios, e descobriu que muitos deles não estavam protegidos: era só logar com “admin” e a senha em branco, ou entrar sem fazer login. Então, ele criou um pequeno código binário para ser enviado a esses dispositivos.

O pesquisador escolheu rodar o código – na prioridade mais baixa possível – em 420.000 dispositivos, monitorando sua atividade por 24 horas. (No entanto, ele conseguiu identificar 1,3 bilhões de endereços IP em uso.)

Mas ele diz: “nós não mudamos senhas e não fizemos mudanças permanentes”. Ele até colocou um arquivo leia-me, incluindo uma descrição do projeto e um e-mail de contato. Isso não torna o projeto menos invasivo, é claro. Vale notar que ele foi feito meses antes do escândalo de espionagem americana, envolvendo NSA, PRISM e tudo o mais.

O mapa consegue mostrar de forma ampla como a internet é usada ao longo do dia – veja aqui em tamanho maior. No entanto, o censo não é totalmente abrangente, porque considera apenas os endereços IPv4, deixando de lado o protocolo IPv6. O pesquisador diz que, “com um número crescente de hosts IPv6 na internet, 2012 pode ter sido a última vez que um censo como este será possível”. 

Fonte: Internet Census

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário