sexta-feira, 27 de setembro de 2013

TRIPULAÇÃO DESEMBARCA NA ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL


A Estação Espacial Internacional (EEI) recebeu mais uma tripulação. O voo e a acoplagem da nave tripulada Soyuz decorreram sem incidentes. Os cosmonautas russos da 38ª missão Oleg Kotov e Serguei Ryazansky têm pela frente, além de um vasto programa de experimentos, uma outra missão importante. Em novembro, eles deverão fazer sair para o espaço exterior a tocha da Olimpíada de Sochi 2014.

A espaçonave tripulada Soyuz viajou até à EEI segundo o plano reduzido, em apenas seis horas. Nos anos anteriores isso costumava demorar dois dias. Para o comandante Oleg Kotov este é já o terceiro voo. Já os engenheiros de voo Serguei Ryazansky e Michael Hopkins, astronauta norte-americano, são estreantes no espaço. A particularidade desta tripulação é ambos os cosmonautas russos terem como base a formação em medicina, refere o diretor do Centro de Treinamento de Cosmonautas Serguei Krikalev:

"Oleg Kotov veio para o centro de treinamento há muitos anos como médico militar. Depois, tendo entrado no destacamento (de cosmonautas) e tendo terminado o curso geral de treinamento espacial, ele obteve formação adicional em engenharia e em pilotagem aeronáutica. Ele viajou para o espaço tanto como engenheiro, como com funções de comandante. Serguei Ryazanski voa pela primeira vez. O seu percurso foi semelhante ao de Kotov. Ele também teve a medicina como sua primeira formação académica, mas como não há ocupação permanente para um médico, é mais eficiente ter várias especialidades. Assim, ele se requalificou como engenheiro de voo. Michael Hopkins veio com os nossos cosmonautas na espaçonave Soyuz, mas a sua área de trabalho vai ser no segmento norte-americano da EEI."

Na coletiva de imprensa realizada antes do lançamento houve muitas perguntas do tipo "olímpico". Perguntaram-lhes, por exemplo, qual é a modalidade esportiva com características mais próximas às do trabalho no espaço. Os cosmonautas, como se sabe, são pessoas atléticas e corajosas, mas responderam com humor: a natação sincronizada. Porém, se pensarmos nisso, a permanência em imponderabilidade é realmente semelhante à natação. Já a sincronização tem uma importância primordial para o trabalho no espaço.

Pouco antes do lançamento da Soyuz, a órbita da EEI foi elevada em 900 metros. A correção foi realizada para facilitar o voo pelo esquema reduzido de seis horas, explica o comentador da revista Novosti Kosmonavtiki (Notícias da Cosmonáutica) Andrei Krasilnikov:

"Isso permite uma adaptação às condições de imponderabilidade não nas condições limitadas da nave Soyuz, como acontecia, mas a bordo da própria estação. Lá a adaptação ocorre com muito mais facilidade."

O programa dos cosmonautas russos prevê dezenas de experimentos científicos. São quatro as temáticas principais. São elas a biotecnologia espacial, os experimentos técnicos, os estudos da Terra a partir do espaço e a educação e divulgação dos estudos espaciais. Eles ainda terão de receber 5 espaçonaves de carga.

Em fevereiro, nos seus tempos livres, eles irão assistir aos Jogos Olímpicos de Inverno. Durante o voo orbital eles não poderão receber a transmissão completa, mas os cosmonautas já encomendaram determinadas competições. Assim, eles irão torcer pela seleção russa com uma programação preenchida.

Contudo, antes disso eles terão de cumprir a sua própria missão olímpica. No dia 7 de novembro, a tripulação da 39ª missão irá transportar a tocha olímpica até à EEI. No dia 9 de novembro ela será levada para o espaço aberto por Oleg Kotov e Serguei Ryazansky. Dois dias depois a tocha das Olimpíadas de Sochi 2014 regressará à Terra.

Fonte: Voz da Rússia

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário