terça-feira, 29 de outubro de 2013

COM 15 ANOS, GAROTO CRIA TESTE QUE DETECTA CÂNCERES EM 5 MINUTOS - COM VÍDEO


Não é a primeira vez que um jovem consegue surpreender o mundo com uma ideia ou método inovador e capaz de mudar uma determinada realidade. Mas nunca deixa de ser especial, ainda pra mais quando essa ideia pode salvar vidas. Com 15 anos, o americano Jack Andraka criou um teste que detecta o câncer do pâncreas e é 26 mil vezes mais barato, 168 vezes mais rápido e 400 vezes mais sensível que o utilizado atualmente.

É um dos mais letais de todos os tipos de câncer e matou pessoas próximas do próprio Jack, que desde então não se cansou de pesquisar na busca por um método eficaz de prevenção. Com isso, ele ganhou em maio de 2012 a Feira Internacional de Ciência e Engenharia da Intel, o maior prêmio do mundo pra pré-universitários, levando 100 mil dólares pra casa.

O teste criado pelo garoto é simples e barato e faz o diagnóstico de três tipos de câncer, incluindo o do pâncreas (ovário e pulmão são os outros dois). O custo é de três centavos de dólar e o resultado chega em menos de 5 minutos. O sensor criado por Jack testa urina e sangue e, se o resultado for positivo para uma certa proteína, é porque o paciente está desenvolvendo câncer. A tira de papel muda conforme a quantidade dessa proteína no sangue o que, segundo o genial adolescente, pode detectar a doença antes mesma de ela invadir o corpo do paciente.

O vídeo mostra a reação do jovem ao saber que o prêmio era seu:
Não se pense que o detalhe de Jack ter 15 anos (16 atualmente) significa que ele teve sorte nesta invenção: apaixonado por ciência, há muito que o jovem se debruça sobre estudos semelhantes. Além disso, no desenvolvimento do projeto, procurou mentores que o pudessem ajudar, com muitas respostas negativas e tentativas falhadas pelo meio. A persistência foi a chave do sucesso.JackAndraka1
JackAndraka2
JackAndraka3
JackAndraka4
JackAndraka5
JackAndraka6
JackAndraka7

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário