quarta-feira, 30 de outubro de 2013

HUMANOS SÃO A ÚNICA ESPÉCIE A COMETER SUICÍDIO?


Humanos são a única espécie que comete suicídio? Quando se fala de suicídio, pode ser muito difícil diferenciar um ato ousado de um acidente, inclusive em humanos

Se definirmos o suicídio como fazer algo deliberadamente para acabar com a vida, então há vários exemplos.

As abelhas nos picam apesar de morrerem logo depois. Algumas espécies de pulgões se cobrem de um fluido açucarado, o que faz com que ele grude em seu predador, a larva da joaninha, mesmo que isto resulte na morte dos dois.

Mas estes são exemplos de sacrifícios altruístas, para proteger a colônia.

Para que seja um suicídio, o principal motivo do animal deveria ser simplesmente fugir do sofrimento, mais do que dar a vida nobremente por uma causa que supera o indivíduo.

Para nós, isto é quase impossível determinar.

Os ratos infectados com o parasita Toxoplasma gondii perdem o medo dos predadores, os gatos.

O parasita evoluiu para causar este efeito, pois os gatos são seus principais hospedeiros. No final, o Toxoplasma gondii se beneficia ao acabar no intestino dos felinos.

Chamar o comportamento dos ratos de “suicida” é um exagero, pois o rato não está atuando completamente de acordo com sua vontade.

No entanto, um estudo de 2013 do Imperial College de Londres descobriu que pode haver uma ligação entre a infecção Toxoplasma gondii entre humanos e a esquizofrenia.

Se aceitamos que as pessoas que sofrem com problemas mentais podem cometer suicídio, porque não aceitamos suicídio entre ratos?

Quando se fala de suicídio, pode ser muito difícil diferenciar um ato ousado de um acidente, inclusive em humanos.

Contudo, se aceitamos que alguns animais podem sofrer depressão ou outras doenças mentais, seria razoável supor que isto poderia levar ao suicídio.

Fonte: BBC Focus

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE 

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário