terça-feira, 29 de outubro de 2013

REALIZA-SE O SONHO GEORGIANO


Nas eleições presidenciais na Geórgia lidera o candidato da coligação governamental Sonho Georgiano, Giorgi Margvelashvili. Segundo dados preliminares ele recebeu mais de 60% dos votos - quase três vezes mais do que Davit Bakradze, candidato do partido de Mikheil Saakashvili. Encerra o trio de líderes Nino Burjanadze do partido Movimento Democrático - Geórgia Unida.

Diferentemente das campanhas eleitorais anteriores e dos atos de massas e revoluções que as precederam, as eleições presidenciais na Geórgia decorreram tranquilamente. De acordo com a nova redação da constituição, o presidente torna-se uma figura decorativa em grau significativo. O país será governado pelo parlamento e primeiro-ministro. O presidente, entretanto, permanece como antes chefe de Estado.

Os resultados finais da votação deverão ser anunciados no máximo dentro de 20 dias. Mas já está claro que a época do “reformador georgiano” Mikheil Saakashvili chegou ao fim.

A vitória de Margvelashvili dá chance de uma certa aproximação de Tbilisi e Moscou. Sabe-se que o Sonho Georgiano governante não procura, como o fazia Mikheil Saakashvili, agravar as relações com a Rússia, não pondo em dúvida com isto a orientação para o ingresso na OTAN e União Européia.

Em 2004 Mikheil Saakashvili, com ajuda da multidão, conseguiu derrubar seu mentor político Eduard Shevardnadze. Agora o regime de Saakashvili é francamente qualificado de criminoso no país. Relacionam com seu nome a corrupção das elites, a criação de sociedade do medo, torturas nas prisões, emigração política em massa, represálias cruéis contra a oposição e também rompimento das relações seculares com a Rússia e a sangrenta aventura da Océtia, que quase levou à derrocada do país.

Desde 2008 começou um período complexo nas relações de Moscou e Tbilisi. Mas a longa experiência histórica mostra que a Rússia e Geórgia têm boas perspectivas de estabelecimento das relações- assinalou em entrevista à Voz da Rússia o diplomata russo Vassili Likhatchev.

“Um dos principais temas desta campanha eleitoral foi a melhoria das relações com os vizinhos e, antes de mais nada, com a Rússia. Como declarou antes o primeiro-ministro em exercício da Geórgia, esta questão está entre as prioritárias.. A julgar pelos resultados que sua equipe conseguiu no restabelecimento das relações comerciais com a Rússia, depois de um intervalo de sete anos, esta orientação será uma das principais no programa político do novo presidente”.

No que se refere à posição da Rússia - prosseguiu Vassili Likhatchev - Moscou é a favor do restabelecimento das relações de boa-vizinhança na base do reconhecimento da realidades atuais pela Geórgia. “Nos programa da diplomacia russa está o desenvolvimento do diálogo comercial-econômico, das relações humanitárias, restabelecimento das relações ricas no plano histórico, na esfera da cultura, esporte e turismo - assinalou ele.

Fonte: Voz da Rússia

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário