sexta-feira, 29 de novembro de 2013

ARQUITETOS TRANSFORMAM ANTIGA CATEDRAL EM MODERNA BIBLIOTECA


Se para algumas pessoas, a leitura não passa de uma oportunidade pra relaxar, para outros ela é uma experiência, uma forma de mergulhar num mundo à parte e ficar por lá levitando. Para os apaixonados pelos livros, a cidade de Zwolle, na Holanda, virou lugar de culto. Lá nasceu, há poucos meses, aWaanders in de Broeren, uma biblioteca feita dentro de uma igreja dominicana do século XV.

O escritório BK. Architecten foi encarregado de transformar o interior do edifício de 547 anos, mas respeitando suas formas e construções originais. O trabalho deles foi incrível – os vitrais, os arcos e as pinturas de teto, por exemplo, se mantiveram intactos, e até as cores dos materiais de construção utilizadas seguiram a paleta de cores existente na catedral. Na verdade, todo o espaço foi pensado para poder ser removido um dia, caso seja necessário o lugar voltar à sua concepção original.

Esse é um exemplo do movimento que temos observado em diversos países, com o declínio da dominação das igrejas. Como muitas pessoas hoje em dia entenderam que para buscar a espiritualidade não é preciso estar necessariamente dentro de uma igreja, várias delas têm perdido fiéis ao redor do mundo. O resultado? Estão sendo transformadas em espaços muito úteis para as comunidades, como escolas, bibliotecas, espaços de trabalhos comunitários, entre outros.

Adoramos como esse espaço ficou depois do trabalho dos arquitetos, olha só:
WaandersindeBroeren1
WaandersindeBroeren2
WaandersindeBroeren3
WaandersindeBroeren4
Waandersinde-Broeren5
WaandersindeBroeren6
WaandersindeBroeren7
WaandersindeBroeren8
WaandersindeBroeren9
WaandersindeBroeren10
WaandersindeBroeren11
WaandersindeBroeren12
WaandersindeBroeren13
WaandersindeBroeren14

Segue o link do Canal no YouTube e o BLOG
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário