quinta-feira, 28 de novembro de 2013

CONGRESSO DOS EUA E IRÃ: UMA REBELIÃO CONTRA OBAMA


O acordo de Genebra sobre o problema nuclear iraniano, que Barack Obama esperava transformar em triunfo da sua política externa, triunfo de que ele necessita tanto agora, pode resultar em mais uma maldição para o presidente. No congresso amadurece uma rebelião contra o encerramento do “dossiê iraniano”.

Note-se que Obama e o secretário de Estado John Kerry são alvos de críticas por parte dos republicanos e dos democratas. O congresso pára de funcionar por causa do “fim-de-semana longo” que inclui o Dia de Ação de Graças, festejado em 28 de novembro. Mas os próximos quatro dias não serão festivos, nem tranquilos tanto para a Casa Branca, como para o Departamento de Estado.

Uma prova da seriedade do problema é que Obama e Kerry pretendem telefonar nos dias de folga aos senadores e congressistas a fim de convencê-los a não fazer ações “insensatas” e apoiar os acordos intermédios que se conseguiu firmar em Genebra. Kerry chegou a gravar uma mensagem vídeo especial em que faz explicações da essência dos acordos de Genebra.

Não é apenas um vídeo, é um apelo desesperado no estilo: “Não acreditem naquilo que lhes dizem, mas acreditem somente a mim!”.

A essência dos acordos, diz Kerry, está sendo deturpada, o seu sentido e as possíveis consequências são interpretados incorretamente. Trata-se dos acordos intermédios.

Será cancelada somente uma pequena parte das sanções em troca da cessação do enriquecimento do urânio. E este acordo é histórico, declarou John Kerry:

“Admitimos isso em troca do consentimento do Irã de cumprir a sua parte do acordo. Eles irão receber uma parte relativamente pequena dos seus ativos congelados. Além disso, poderemos renunciar à suavização das sanções caso virmos que eles não cumprem a sua promessa. Admitimos apenas uma pequena suavização das sanções.

O Irã terá a permissão de receber cerca de 4,2 bilhões de dólares de ingressos, até agora congelados, com a venda do petróleo. Além disso, poderá vender derivados de petróleo e maquinaria no valor de 2,5 bilhões. Devem acreditar em mim quando digo que esta suavização das sanções é restrita e pode ser revogada a qualquer momento”.

Não é nada comum ouvir o secretário de Estado norte-americano vir com exortações deste gênero. Isso ocorre porque o campo de adversários de “condescendências para o Irã” inclui hoje não somente os republicanos, mas também os dirigentes do comitê do Senado para relações internacionais.

“As sanções contra o Irã funcionaram muito bem e eram algo como se tivéssemos aplicado um golpe contra o “corpo” do Irã e agora nós próprios neutralizássemos o efeito deste golpe”, - declarou o senador Lilndsey Graham. Estes argumentos de Graham, um dos adversários mais convictos da normalização das relações entre os EUA e o Irã, são a quintessência das opiniões de todos os adversários do arquivamento do “dossiê iraniano”:

“Esta transação intermédia no tocante a sanções libera para o Irã 7 bilhões de dólares em forma de disponibilidade de caixa. Ela não afeta de forma alguma o programa de enriquecimento do urânio. Há dez anos o Irã tinha dez centrífugas. Agora ele possui 18 mil.

Outrora fizemos o mesmo para a Coreia do Norte. Eles prometeram não pôr em funcionamento o reator, que já estava próximo na fase final de construção. Mas quando as sanções contra a Coreia do Norte foram suavizadas, eles retiraram o dinheiro e renunciaram à transação. O mesmo preocupa-nos agora. As centrífugas restantes permitirão ao Irã tornar-se uma potência nuclear”.

No congresso fala-se agora da adoção de um projeto-de-lei sobre novas sanções contra o Irã. O único compromisso que o congresso admite por enquanto, é revogar a entrada desta lei em vigor por um prazo de seis meses, o que corresponde ao prazo de vigência dos acordos intermédios de Genebra.

O presidente Obama necessita da “vitória no caso do Irã” a fim de levantar a sua reputação, catastroficamente baixa por causa do escândalo em torno da vigilância global, efetuada pela Agência de Segurança Nacional, e por causa do fracasso da reforma do sistema de saúde e a desilusão geral dos americanos com o quadragésimo quarto presidente.

Tudo que ocorre no congresso em torno do “dossiê iraniano” confirma, infelizmente, mais uma vez como é grande a queda do prestígio do presidente dos EUA na colina do Capitólio. Os combates de verdade vão começar lá em 2 de dezembro, quando o congresso voltar das férias.

Fonte: Voz da Rússia

Segue o link do Canal no YouTube e o BLOG
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário