sexta-feira, 29 de novembro de 2013

NOVA ESPÉCIE DE GATO SELVAGEM DESCOBERTA NO BRASIL


Gato-do-mato brasileiro denomina na verdade duas espécies de gato.

Segundo a mídia internacional, os investigadores tinham pensado que só existia uma espécie de gato-do-mato-pequeno brasileiro. Porém, as análises mais recentes demonstram que os habitats deste felídeo no nordeste e no sul do país são totalmente independentes. Não foi traçada nenhuma evidência de mestiçagem ou contato entre as duas áreas.

A pesquisa foi realizada por um grupo de cientistas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRGS), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal do Maranhão.

"O nosso estudo destaca a necessidade de prestar uma atenção urgente aos gatos-do-mato-pequenos do nordeste do Brasil, que são praticamente desconhecidos no que diz respeito à maioria dos aspectos da sua biologia", diz Eduardo Eizirik, da PUCRGS.

A diferença crítica entre as duas espécies levou os estudiosos a pensar em um nome para distinguir entre o "novo" gato silvestre e o já conhecido. O gato-pequeno-do-mato setentrional ficou batizado Leopardus tigrinus, enquanto o já conhecido gato meridional recebeu o nome científico Leopardus guttulus. As duas espécies têm muito em comum, é geralmente por isso que não tinham sido reconhecidas como independentes antes.

Com este achado, já são 11 espécies de felídeos neotropicais (ainda no mês passado, só se sabia de 10). Todas elas são endêmicas da América do Sul, a maioria no Brasil.

Fonte: Voz da Rússia

Segue o link do Canal no YouTube e o BLOG
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário