quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

RÚSSIA SALVOU CHIPRE DUAS VEZES EM 2013


“As relações com a Rússia têm para nós uma importância estratégica”, assinalou o embaixador de Chipre, George Kasoulides, abrindo uma reunião com jornalistas em Moscou. Kasoulides asseverou na ocasião que o governo cipriota “fará os possíveis para restabelecer a confiança dos círculos empresariais russos”.

Os primeiros êxitos nesse sentido já foram alcançados: nos últimos meses, Chipre recebeu investimentos no valor de 400 milhões de euros através da venda de um banco e a aquisição de um complexo hoteleiro de grandes dimensões. O alto diplomata se congratulou pelo fato de o seu país “estar saindo da aguda crise”.

Questionado sobre o paulatino abandono pela Rússia das zonas econômicas offshore, decretado pelo presidente Putin na sua comunicação anual ao Parlamento, o embaixador disse:

“Você fez bem em colocar essa pergunta. Houve muita desinformação a esse respeito. Desde janeiro de 2013, Chipre não faz parte da “lista negra”, composta apelo Ministério das Finanças da Rússia. Os altos governantes russos deixaram claro que a Rússia se contenta com um nível de cooperação entre os respectivos serviços quanto às questões de interesse mútuo”.

Uma catadupa de perguntas foi feita sobre a temática relacionada com a área do turismo. Em relação a isso, George Kasoulides fez uma declaração sensacional, ressaltando que, “em 2013 foram os turistas russos (e a não a troika de credores internacionais) que vieram salvar a economia da ilha”. É que, não obstante múltiplas advertências sobre os efeitos da gravíssima crise, eles não desistiram de viagens a Chipre. Assim, o número de turistas russos que visitaram a ilha neste ano cresceu 25%, se estimando em 600 mil pessoas, podendo atingir a fasquia de 800 mil no ano que vem. Para tal quadro otimista contribuiu ainda um acordo bilateral sobre “o céu aberto”, bem como os esforços da diplomacia russa, envidados para a normalização da situação na Síria. “Nós enaltecemos as ações do governo russo. Em caso de guerra e intervenção estrangeira (na região), o sector turístico “iria ficar em ruína, arrastando o país para o descalabro econômico”.

Hoje, como se sabe, grupos de peritos cipriotas estão participando na liquidação de armas químicas sírias. Nos portos da ilha atracaram navios da Noruega e Dinamarca que irão levar as substâncias tóxicas para futura eliminação.

Procurando restabelecer a economia, o governo cipriota tem vindo apostar no setor de turismo. Chipre oferece férias nos balneários e visitas aos santuários cristãos, planeja abrir casinos e desenvolver a infraestrutura para modalidades esportivas de inverno. À pergunta “se o presidente de Chipre virá a Sochi para assistir aos Jogos Olímpicos”, o embaixador afiançou que “sim, com certeza absoluta”.

Fonte: Voz da Rússia

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário