quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

VACINA CONTRA A GRIPE AJUDA A DESVENDAR CAUSAS COMPLEXAS DE NARCOLEPSIA


Foi tão inesperado quanto foi trágico: as crianças do norte da Europa que receberam uma vacina específica contra a pandemia de gripe suína de 2009 foram em um risco muito maior de desenvolver narcolepsia , uma doença ao longo da vida em que as pessoas adormecem involuntariamente e feitiços experiência de fraqueza muscular.

A exposição à gripe suína em si poderia também levar à desordem : após a pandemia, a China viu um aumento de quatro vezes na narcolepsia em crianças que não receberam qualquer vacina contra a gripe. Uma nova pesquisa revelou agora a ligação entre os dois: parte de uma proteína de superfície do vírus da pandemia é muito parecido com parte de uma proteína do cérebro que ajuda a manter as pessoas acordadas. Quando o sistema imunológico de uma pessoa aprende a reconhecer e combater o vírus, ele confunde o cérebro de proteínas para um invasor, também. A descoberta poderia fazer vacinas contra a gripe mais seguro e pode também fazer narcolepsia a primeira doença auto-imune a ter suas causas complexas comidos.

Cerca de 200 crianças na Suécia e na Finlândia desenvolveu narcolepsia depois de receber Pandemrix, a vacina contra a gripe produzido pela GlaxoSmithKline e agora retirado. Um estudo de oito países europeus confirmaram a ligação na Suécia e na Finlândia, mas não no Reino Unido, Irlanda ou Holanda, embora tenha havido alguns relatos de narcolepsia-linked vacina nesses países.

A doença era muito rara, afetando, no máximo, um em cada 15 mil crianças vacinadas nos países nórdicos, onde a maioria dos jovens foram vacinadas.Menos foram vacinadas em outro lugar, de modo que não pode ter havido casos de narcolepsia suficientes para detectar estatisticamente, diz Miriam Sturkenboom do Centro Médico Erasmus, em Roterdã, na Holanda, que liderou o estudo.
Os neurônios destruídos

Narcolepsia desenvolve quando o sistema imunitário destrói 70.000 neurónios em uma região do cérebro chamada hipotálamo que produzem hypocretin - um neurotransmissor que transporta uma "acordar" sinal para outras partes do cérebro. Como Pandemrix pode estar envolvida neste processo não é claro, embora alguns investigadores suspeito o envolvimento de novo adjuvante da vacina, um produto químico que estimula a resposta imune a uma vacina.

Para fechar a ligação entre a vacina e narcolepsia, Emmanuel Mignot na Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford olhou para a atividade das células CD4, que faz parte do sistema imunológico, em crianças que receberam Pandemrix durante a pandemia de gripe de 2009. Ele testou 39 crianças portadores de narcolepsia e seus irmãos - os irmãos gêmeos idênticos em quatro casos - que também receberam a vacina, mas não obteve narcolepsia.

Ele descobriu que as crianças com narcolepsia tinham células CD4 que reagiram tanto hipocretina e um pouco particular da proteína de superfície HA do vírus da gripe única que foi exclusivo para a pandemia de 2009. CD4s das crianças que não têm narcolepsia não reagir a qualquer um.
Aumento CD4

Crianças com narcolepsia que receberam vacina contra a gripe comum 2012 - que, como a Pandemrix, contém a proteína HA do vírus 2009 - também respondeu com uma onda de CD4s que atacam hipocretina e as células que fazem isso. Assim, a imunidade para a proteína HA 2009, seja em Pandemrix ou gripe em si, diz Mignot, teve conseqüências inesperadas para a produção de hipocretina.

"As pessoas culparam o adjuvante para os casos de narcolepsia", diz Mignot, "mas o problema era a sua reação imune à proteína HA. ​​Adjuvante só fortaleceu." As vacinas podem ser feitas mais seguro, diz ele, retirando a pouco problemático da HA. Não vacinar poderia aumentar o risco de narcolepsia, porque a gripe em si pode provocá-lo.

Por imune sistemas erro hipocretina de algumas pessoas por parte de uma proteína viral quando os outros 'não ainda não está clara. As diferenças na resposta imune pode ser devido à exposição a diferentes infecções ou alterações imunes celulares aleatórios. Isto representa uma enorme oportunidade, diz Mignot. "Pela primeira vez temos um fator ambiental claro levando a um processo auto-imune em algumas pessoas", diz ele. Genetics, história imunológico e ambiente têm sido difíceis de desvendar em doenças auto-imunes complexas, como diabetes, diz ele. Este sistema, ele espera, poderia levar a progredir muito além de narcolepsia.

Referência do Jornal: Science Translational Medicine , DOI

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário