quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O OCULUS RIFT ME COLOCOU EM UMA INTENSA REALIDADE VIRTUAL DE GAME OF THRONES


Game of Thrones pode ser fantasia, mas os personagens são tão profundos – e as traições, tão emocionantes – que tudo parece real. Graças ao Oculus Rift, eu experimentei um pouquinho da vida nos Sete Reinos. Foi incrível, mas estou contente de voltar à nossa realidade.

No ano passado, a HBO fez uma exposição itinerante de Game of Thrones, que passou por São Paulo em abril. Este ano, ela continuará viajando o mundo, e desta vez a cidade brasileira escolhida foi o Rio de Janeiro: a exposição gratuita acontece entre 5 a 9 de abril, ainda sem local definido.

Confira mais abaixo as fotos da exposição!

A primeira prévia deste novo espetáculo está acontecendo agora mesmo em Nova York. Lá dentro, há um protótipo de uma das experiências mais emocionantes que eu já tive no Oculus Rift.

Chamado de “Ascend the Wall”, o cenário de realidade virtual coloca você em uma espécie de elevador que escala uma parede de gelo com 200 metros de altura. É essa coisa enorme aqui:
oculus rift game of thrones (1)
A experiência é bem envolvente, mesmo que não dê para fazer muita coisa. Eu entrei num estande em forma de gaiola, e coloquei o Oculus Rift original com resolução HD (720p) – ao invés do novo protótipo Full HD (1080p). Um funcionário da exposição colocou fones de ouvido na minha cabeça, e quase imediatamente fui transportado para a gelada fronteira norte dos sete reinos. O portão para o elevador se fechou, e um guincho começou a me puxar para o topo da fortaleza, enquanto ventos uivantes passavam zunindo.

Como você viu no GIF lá no topo, é muito fácil se perder nesta realidade virtual. Eu me movia tentando manter meu equilíbrio; é que, na realidade virtual, eu praticamente podia sentir o elevador rangendo e balançando para frente e para trás. Em diversos momentos da experiência, que dura dois minutos, eu tive que agarrar as barras da gaiola para me segurar. Você pode olhar ao redor em todas as direções, e à medida que o elevador se distanciava do chão, bateu um medo da altura, e eu tive que parar de olhar para baixo. Parecia real demais.

Ao chegar no topo do elevador, você ouve três sirenes, sinalizando que Caminhantes Brancos (White Walkers) estão chegando. Então o guincho começa a ir em sentido inverso, e você desce muito mais rápido do que subiu. De repente, eu fiquei com medo de que, apesar da urgência, nós estávamos indo rápido demais; o guincho iria se soltar, e eu iria despencar para minha morte. Um pesadelo se tornando realidade.

Cara, foi intenso.
oculus rift game of thrones (2)
A experiência criada pela HBO é muito bacana, e ensina mais sobre a utilidade da realidade virtual e do Oculus Rift. Por um lado, o “Ascend the Wall” é uma espécie de uso curioso para o kit. Geralmente, tendemos a pensar na VR como uma ferramenta para o futuro dos jogos 3D, para olhar em todas as direções. Mas neste caso, a experiência é mais próxima de uma visita guiada, em que você olha ao redor para o que está acontecendo, mas não controla o ambiente. E mesmo sem esse controle, o Oculus Rift funciona.

O design de som também ajuda a criar sensações bem fortes. Diretores de cinema já sabem disso há muito tempo: se o filme tem um som incrível, isso contribui muito para a parte visual. O mesmo vale para a realidade virtual: graças aos ventos e aos ruídos do guincho, eu realmente senti como se estivesse escalando a muralha.

Depois de entrar na jaula, é fácil ver como o Oculus não será apenas para jogos: ele pode ser usado em todo tipo de experiência cinematográfica. Imagine se você pudesse assistir a um episódio deGoT em uma realidade 3D como esta! Você poderia olhar ao redor, sem interagir com o que está acontecendo, algo semelhante às longas cenas em RPGs. Isso exigiria muitos recursos, mas estou certo de que iria funcionar.
oculus rift game of thrones (3)
Como a HBO está trabalhando com um Oculus de resolução 720p, as imagens do gelo não eram totalmente nítidas, mas também não engasgavam. A realidade era convincente, mesmo que não fosse muito parecida com a realidade à qual estou acostumado. É que, para ser bom, não precisa ser necessariamente realista. E é interessante notar que a autenticidade visual não era tão importante quanto a continuidade: ou seja, se a imagem não engasgar, tudo bem.

De acordo com representantes da HBO, a exposição de Game of Thrones é uma parte muito pequena de um programa maior, que vai viajar para Austin (para a SXSW) e depois para a Cidade do México, Rio de Janeiro, Oslo, Toronto, Belfast e Vancouver. E, assim como a última vez, você pode sentar no trono! Representantes da empresa prometem que a experiência do Oculus Rift será expandida, com apoio dos criadores da série e dos desenvolvedores do Oculus Rift.

Eis mais fotos da exposição de GoT:
exposicao game of thrones ny (1)
exposicao game of thrones ny (3)
exposicao game of thrones ny (5)
exposicao game of thrones ny (6)
exposicao game of thrones ny (7)
exposicao game of thrones ny (8)
exposicao game of thrones ny (9)
exposicao game of thrones ny (11)
exposicao game of thrones ny (2)
exposicao game of thrones ny (12)
exposicao game of thrones ny (13)
exposicao game of thrones ny (14)
exposicao game of thrones ny (15)
exposicao game of thrones ny (16)
Fonte: Gizmodo

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário