sexta-feira, 28 de março de 2014

DEPOIS DO TWITTER, TURQUIA BLOQUEIA ACESSO AO YOUTUBE PARA CONTER ACUSAÇÕES DE CORRUPÇÃO


A Turquia bloqueou o acesso de seus cidadãos ao YouTube dias antes de eleições que serão realizadas no país – a medida, obviamente, é vista como uma tentativa de conter acusações de corrupção no governo do primeiro-ministro Recep Tayyp Erdogan, há 11 anos no poder.

As eleições municipais serão realizadas no domingo, dia 30, e Erdogan teme que o vazamento de informações prejudique seu partido, o Partido da Justiça e do Desenvolvimento.

Censura na Turquia não é exatamente novidade, e não precisamos voltar muito no tempo para encontrar um caso de serviço bloqueado dentro do país. Na semana passada, também para conter as acusações de corrupção, a Turquia bloqueou o acesso ao Twitter – medida que foi deixada de lado ontem, após uma corte turca ordenar a restauração do acesso ao serviço.

O caso do YouTube envolve o vazamento de uma reunião de segurança secreta com foco na Síria, que foi postada em diversos canais de mídias sociais, incluindo o YouTube. O governo confirmou a realização de tal reunião, mas diz que o conteúdo dela foi distorcido no vídeo.

Mas é claro que o bloqueio não deu muito certo. Assim como no caso do Twitter, existem muitas formas de driblar a restrição – clientes VPN, ou proxy, por exemplo. No Twitter pipocam dicas de como acessar o YouTube pelo Android, como diz a mensagem enviada peloThe Guardian Project:

O governo da Turquia não gosta de liberdade de expressão, isso está bem claro. Mas é bem difícil, em tempos atuais, impedir a disseminação de informações pelas redes sociais. Os cidadãos sempre encontram uma maneira de driblar a censura. 

Fonte: The Verge

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário