quarta-feira, 19 de março de 2014

EDIMBURGO SERÁ UMA NOVA CAPITAL EUROPEIA?


No dia 18 de setembro na Escócia será promovido um referendo sobre a independência deste país em relação ao Reino Unido.

Londres está categoricamente contra esta opção e ameaça Edimburgo com as mais diversas restrições. Com efeito, o premiê David Cameron tem o que recear. O voto dos escoceses a favor da independência vai deixar, além de outras consequências, cinco milhões de súditos de Sua Majestade e a base britânica de submarinos nas proximidades de Glasgow em território estrangeiro.

A Europa está prestes a enfrentar toda uma série de referendos sobre a autodeterminação de diversos territórios, que integram atualmente vários países-chaves da União Europeia, como, por exemplo, o Reino Unido, a Espanha e a Itália. Ora isso não gera qualquer histeria. A União Europeia e os EUA não impõem sanções, nem fazem ameaças terríveis a Roma, Londres e Madrid, como o fizeram no caso da Rússia, que apoiou a manifestação da vontade da maioria esmagadora dos habitantes da Crimeia e assinou o tratado sobre a sua integração na Federação Russa.

A perspectiva de separação da Escócia do Reino Unido é perfeitamente real embora seja pouco provável. Por isso, em torno do referendo praticamente não há discussões, reputa Alexei Gromyko, diretor interino do Instituto da Europa:

“Ali não existe uma lei que proíba a alguma região promover referendos. Se a maioria da população votar a favor da separação do Reino Unido, Londres não poderá resistir legalmente a isso. Mas todos sabem que os nacionalistas escoceses irão sofrer uma derrota neste referendo, pois dispõem do apoio de cerca de 35% da população. Certamente, as tendências separatistas existem na Escócia mas ela continuará no quadro da Grã-Bretanha.”

No entanto, o governo da Escócia está firme na sua decisão. Ele já publicou o chamado “Livro Branco” que descreve detalhadamente o plano da sua saída da Grã-Bretanha. Ainda no ano passado, o premiê escocês Alex Salmond declarava que a soberania permitirá pôr em prática o potencial colossal da atual autonomia. A garantia da sua prosperidade é o petróleo do mar do Norte, que – segundo afirmam os lutadores pela independência – pertence no plano geográfico à Escócia. Além disso, haverá um enorme afluxo de turistas. Afirma-se que as autoridades poderão elevar os subsídios sociais à custa destes recursos. O país independente vai criar o seu próprio sistema tributário e um exército autônomo. Caso estes planos realmente grandiosos forem levados a cabo, no quadro da União Europeia será criado um precedente perigosíssimo que pode acarretar futuramente o desmoronamento do projeto mais ambicioso da segunda metade do século XX.

Embora o índice de tendências separatistas seja relativamente baixo, não se pode afirmar por enquanto que o resultado do referendo esteja predeterminado. A ciência sociológica às vezes comete erros. Os escoceses têm ainda tempo para recordar a sua luta pela soberania, cuja história é muito longa. Depois de numerosas tentativas da Inglaterra de anexar a Escócia, no século XIV deu-se a batalha de Bannockburn, depois da qual Londres reconheceu a independência do seu vizinho. A seguir, a Escócia criou os seus próprios órgãos de poder e o parlamento, que funcionou sob a égide do rei James VI. Mas, quatro séculos depois, o chamado Tratado de União criou um parlamento único e um governo central, enquanto que o respectivo órgão representativo da Escócia era liquidado. Falando em rigor, a história da Escócia, como parte do Reino Unido, e a crônica da sua “guerra fria” pela independência começam precisamente a partir deste momento.

Em breve a Europa irá assistir ao culminar desta história nada simples. Eis o comentário desta situação do cientista político Manel Parra, professor universitário espanhol:

“Qualquer Estado-membro da União Europeia tem o direito de resolver independentemente se está pronto ou não a conceder a independência a uma parte do seu território. É isso que consta no Tratado de criação da União Europeia. A Escócia é precisamente um caso destes. Dado que Londres não proibiu a promoção do referendo, existe a probabilidade de a Escócia vir a ser um Estado independente. Por outro lado, a Escócia perderá a sua filiação na União Europeia na qualidade de parte do Reino Unido. E ninguém sabe, se os demais países europeus quererão aceitá-la de volta. O mais provável é que não.”

O cientista político Igor Kovalev chamou a atenção para um pormenor importante que entreabre a cortina de tranquilidade geral:

“O referendo na Escócia é resultado do acordo entre a sua parte separatista e o governo da Grã-Bretanha. Londres consentiu com a votação e atribuiu a legitimidade ao referendo. Se a Escócia se separar e se tornar um Estado independente, terá sérios problemas, o que irá agradar a muitos outros membros da União Europeia que também enfrentam o separatismo. Um exemplo disso é a Espanha. E aí são possíveis ações destinadas a impedir o alastramento desta tendência para outros países do continente.”

Por outras palavras, neste jogo de paciência nem todas as cartas foram postas na mesa. Como é natural, Londres está preocupada com as tendências centrífugas que põem em perigo a segurança nacional do país. Mas a confiança fria, puramente inglesa e bem ponderada, de que a Escócia permanecerá dentro do Reino Unido não lhe dá chances para entrar em pânico. Em breve o mundo verá se a intuição do establishment da capital britânica estava ou não certa.

Fonte: Voz da Rússia

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário