quarta-feira, 19 de março de 2014

NSA PODE GRAVAR CHAMADAS REALIZADAS EM UM PAÍS DURANTE UM MÊS, DIZ SNOWDEN


A Agência de Segurança Nacional (NSA) tem a capacidade de gravar "todas e cada uma" das ligações de todo um país durante um mês para examiná-las posteriormente, segundo disse ex-analista da agência Edward Snowden ao jornal The Washington Post.

Segundo as novas revelações, um programa conhecido como Mystic, que começou a operar em 2009, permite gravar "100%" das conversas telefônicas de um país estrangeiro, algo que conseguiu levar a sua máxima capacidade operacional em 2011.

Esta técnica começou a ser utilizada em pelo menos um país em 2014, mas os funcionários americanos pediram à publicação que não revelasse detalhes que identifiquem a localidade.

Uma ferramenta conhecida como Retro permite "rebobinar" conversas e "abrir uma porta ao passado" para que os analistas espionem no exterior, embora das bilhões de chamadas armazenadas, apenas uma mínima fração é analisada.

O sistema tem uma capacidade de gravação de 30 dias e vai se renovando constantemente, incorporando chamadas novas e eliminando as mais antigas.

O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, se negou a comentar as informações reveladas por Snowden, que está asilado temporariamente na Rússia.

"Deixamos claro que as atividades da NSA e nossas atividades de inteligência se submetem a nossas leis e à supervisão dos três poderes" do Estado, indicou Carney.

Segundo a lei americana, a NSA pode espionar somente território e cidadãos estrangeiros, mas não americanos, já que isso poderia violar a Constituição, especialmente neste tipo de programas de espionagem indiscriminado.

Um porta-voz da NSA disse ao jornal que as revelações "contínuas e seletivas" de atividades da agência de inteligência eletrônica são altamente prejudiciais para a realização "legítima" de atividades de recopilação de informação.

Os documentos filtrados mostram o sarcasmo com o qual os agentes da NSA apresentam o programa em seus documentos internos: neste caso, o projeto Mystic é representado por um mago com um bastão que na ponta tem um telefone celular.

Este programa, além de ser o único revelado que é capaz de gravar conversas em todo um país, poderia recopilar conversas de americanos que vivam ou se comunicam com o estrangeiro.

O presidente americano, Barack Obama, assegurou na apresentação de sua proposta de reformas da NSA em janeiro, que "os Estados Unidos não espionam as pessoas que não ameaçam a segurança nacional" independentemente de sua nacionalidade.

Fonte: EFE

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário