terça-feira, 25 de março de 2014

O LUGAR MAIS RADIOATIVO DO PLANETA


Não, não é Chernobyl. Também não é Fukushima. A cidade mais radioativa do mundo fica na Rússia, entre os Montes Urais e a alguns quilômetros da fronteira com o Cazaquistão. O nome do inferno? Ozyorsk.

Ozyorsk é tão radioativo, mas tão radioativo, que se você der uma voltinha lá, morre em algumas horas. O lugar tem muita história e não é a toa que hoje é inabitável. Na década de 1940, a cidade foi sede de um centro de produção de material nuclear, que foi mantido em segredo até 1990. A função desse centro era extrair o Urânio-238 encontrado nas montanhas da região e enviar para a fabricação de armas. Em 1948, o primeiro reator começou a funcionar, convertendo urânio em plutônio.

A produção era uma beleza, mas algum gênio decidiu descartar o lixo nuclear no rio da região. O rio Techa, que abastecia cerca de 40 cidades e vilas da região, foi completamente contaminado. Em pouco tempo, isso resultou em 21% de aumento na incidência de câncer, 25% de aumento nos problemas no nascimento e 41% de aumento nos casos de leucemia em toda a região. O rio emitia 25% da radioatividade liberada na região durante um ano inteiro!

Se fosse só isso, já seria um desastre. Mas, em 1957, a explosão de um tanque resultou na dispersão de 50 a 100 toneladas de matéria de alto nível radioativo. Em 1968, os lagos contaminados da região sofreram um período de estiagem e o vento acabou dispersando a poeira radioativa que estava depositada nos leitos, atingindo milhares de pessoas. Finalmente, em 1990, cientistas descobriram que a taxa de radiação emitida pelo lago era suficiente para matar uma pessoa em uma hora.

A situação hoje está “controlada”. Parte dos lagos foram preenchidas com concreto, mas nada que diminua o sofrimento dos que ainda moram lá. Aliás, é uma boa pergunta: qual o sentido de morar nesse lugar?

Fonte: Engenhariae

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário