sexta-feira, 28 de março de 2014

VÊNETO IMITA O EXEMPLO DA CRIMEIA


Na região italiana de Vêneto foi concluído o referendo de cinco dias, no decorrer do qual quase 90% dos seus habitantes pronunciaram-se a favor da separação da Itália.

Embora este plebiscito tivesse apenas caráter de uma consulta e esteja em contradição com a legislação italiana em vigor, os militantes do movimento separatista estão plenamente decididos a conseguir a ressurreição da Sereníssima República de Veneza.

Busato Gianluca, líder da associação social plebiscito.eu, por cuja iniciativa foi realizado este plebiscito ressoante, participou na entrevista à Voz da Rússia os seus planos.

Busato Gianluca: Sabíamos, certamente, que nos corações dos habitantes de Vêneto vive um grande desejo de obter a independência. Todavia, os resultados deste referendo ultrapassaram mesmo as nossas esperanças mais atrevidas. Esta aspiração à independência veio à luz numa época em que os habitantes desta região atravessam uma fase nada fácil da sua vida. Eles ficaram a sós com uma crise socioeconômica séria, cuja causa é o fardo fiscal, que tinha ultrapassado todos os limites imagináveis. Por isso, os habitantes de Vêneto queriam demonstrar com esta votação o seu descontentamento e o desejo de criar a nova República de Veneza.

Voz da Rússia: No decorrer das manifestações em Treviso (uma cidade na região de Vêneto) ao par da bandeira veneziana foi também içada a bandeira tricolor russa e os seus correligionários ostentaram inesperadamente cartazes com dizeres em russo. Por que foi que resolveram utilizar o símbolo russo?

Busato Gianluca: Hoje em dia muitos povos do mundo, movidos pelo desejo de obter a liberdade, procuram conquistar a independência. Vêneto, como é perfeitamente natural, sente uma simpatia enorme em relação à Crimeia e a outros povos que procuram obter a soberania. Tenho em vista a Escócia, a Catalunha, assim como a Flandres. Temos agora a Europa que “recorta” o seu mapa geográfico.

No nosso caso existem, no mínimo, duas razões importantes e interligadas. Primeiro: o desejo de apartar-se existia na nossa região sempre, desde a época em que Vêneto foi anexado à Itália em 1866, depois do plebiscito que nos tinha sido imposto. A aspiração de sair da Itália tem premissas culturológicas e morais.

Voz da Rússia: Este referendo teve um caráter consultivo e não político. O que pretende fazer depois da proclamação unilateral da “República de Vêneto”?

Busato Gianluca: Na realidade, orientamo-nos pelo direito internacional e pelo direito dos povos à autodeterminação. Já demos os primeiros passos rumo à independência. Foi convocado o primeiro órgão do poder da República de Veneza – o “Conselho dos dez”, constituído por dez candidatos, eleitos pelo povo neste referendo. Já obtivemos o apoio de um grande número de pessoas. Para nós, isto é perfeitamente suficiente para avançar e lutar pelo reconhecimento da República de Vêneto ao nível político.

Voz da Rússia: Que aspecto terá, na sua opinião, a República de Veneza? De que maneira este Estado irá construir as suas relações com a Itália ou, por exemplo, com a Rússia?

Busato Gianluca: Uma tradição da diplomacia de Vêneto é a manutenção de relações de paz e de boa vizinhança. Estamos orientados pela construção de relações economicamente vantajosas com diversos Estados do mundo. No decurso do referendo foi levantada a questão de participação da República de Veneza das organizações internacionais e os nossos habitantes consentiram com isso. Portanto, a República de Veneza continua membro da União Europeia, edificando, ao mesmo tempo, relações de amizade com a Rússia e com outros países do mundo.

Fonte: Voz da Rússia

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário