terça-feira, 22 de abril de 2014

BRASIL: HOMENAGEM AO ANIVERSÁRIO DE HITLER EM ITAJAÍ – SC


Por Douglas Belchior

Há tempos tive o prazer de conhecer Ana Dias, antropóloga e ativista dos Direitos Humanos que, entre outras pesquisas, observa o crescimento e a atuação de grupos Neo-Nazistas no Brasil. Em entrevista à Carta Capital, ela relatou o alto grau de atividade desses movimentos. Ao analisar blogs, sites e fóruns de relacionamento, muito deles com domínio no exterior, a pesquisadora documentou ao longo de sete anos, que mais de 150 mil downloads de arquivos de teor nazista, superiores a 100 megabites cada. De 2009 para cá, o índice de arquivos baixados com estas características tem crescido a uma taxa média de 6% ao ano e até postagens de crianças já foram detectadas por ela.

Importante saber que o Brasil não é uma ilha isolada do Mundo. Existe sim uma onda de crescimento de grupos extremistas, racistas, fascistas e nazistas que vem arrebanhando especialmente jovens em todo o mundo. O registro divulgado pelo colega Marcos Spindola nos dá o exemplo disso no Brasil, no caso, no município de Itajaí, litoral norte de Santa Catarina.

Um amigo de Itajaí ficou assombrado ao se deparar com cartazes homenageando o aniversário de Adolf Hitler, ocorrido no domingo (20/4). As peças trazem a assinatura de White Front (algo como “Frente Branca”) e foram coladas em postes no Centro da Cidade. Nos cartazes, a imagem do líder nazista com a mensagem: “Heróis não morrem. Parabéns Führer”. A existência de um suposto grupo ou de simpatizantes do nazi-fascismo é algo novo e assustador para uma comunidade historicamente pacífica e plural.

Fonte: Negro Belchior - Carta Capital

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário