quarta-feira, 23 de abril de 2014

CÉREBROS CEIFADOS


A ditadura eliminou a futura vanguarda intelectual, política e artística. Não podemos deixar que isso se repita.

Por Lincoln Secco, professor livre-docente de História Contemporânea na USP

Em 1983, eu estava no último ano do Ensino Fundamental quando um livro didático de Educação Moral e Cívica me despertou a desconfiança. A ditadura havia criado aquela disciplina em 1969, mas, na minha época, ninguém mais levava aquilo a sério.

No livro em questão, o mundo se dividia em dois: o livre e o totalitário (socialista). A imagem que representava os países socialistas era a de pessoas tristes cercadas por uma corda diante de um desfile militar. De repente, eu disse sorrindo: “Então o Brasil faz parte do mundo socialista?” Foi minha primeira ironia escolar...

Os livros de Educação Moral e Cívica eram obrigatórios e seus autores eram militares, religiosos, áulicos civis do regime e oportunistas em geral, mas no início dos anos 80 o ensino de História já havia retornado às salas, ainda que em tempo reduzido. Por isso muitos professores usavam o tempo das duas disciplinas para lecionar apenas História.

E aqueles terríveis livros didáticos ficavam na gaveta. Lembro-me que no Ensino Médio os meus professores simplesmente adotaram clássicos da historiografia de esquerda, como A História da Riqueza do Homem, de Leo Huberman, e História Econômica do Brasil, de Caio Prado Júnior!
Entretanto, foi tão forte o fascismo cotidiano instalado em 1964 que uma revisão se iniciou.

Alguns historiadores passaram logo a justificar a ditadura. De maneira sub-reptícia, é claro! Argumentaram que havia dois golpes em andamento e que tanto a esquerda quanto a direita viviam às portas dos quartéis em busca da ala “nacionalista” das Forças Armadas; que a população, cansada do “populismo”, apoiava os golpistas; e que a opção pela luta armada teria promovido a verdadeira ditadura, que só começou depois do AI-5, em 1968. Antes teríamos um “regime autoritário”...

Por mais que se atribuam intenções improváveis ao presidente João Goulart, os dois únicos partidos que o sustentavam ideologicamente estavam muito longe do golpismo. O PCB havia se definido pelo caminho pacífico da aliança com a “burguesia nacional” em 1958 e o PTB jamais formulou um projeto de “república sindicalista”.

A ideia de que os golpistas representavam os anseios da população foi desmontada pelo historiador Luiz Antonio Dias em entrevista à revista CartaCapital. Com base em pesquisas feitas pelo Ibope às vésperas do golpe, mas não divulgadas à época, ele mostrou que Jango tinha amplo apoio popular.
E há mais. Está no prelo o emocionante relato do guerrilheiro da ALN Takao Amano, cujo título dá conta dos sonhos de uma geração (Assalto ao Céu, Coleção Memória Militante, ECA-USP). Ele revela que, além da luta dos povos do Terceiro Mundo na época, a impossibilidade de se manifestar publicamente, as torturas e os assassinatos que já ocorriam desde 1964 foram determinantes para a adoção de grupos armados de proteção aos militantes de esquerda.

Nos anos 60, a rebeldia estudantil se fez acompanhar de uma verdadeira revolução cultural. Os maiores artistas produziam suas obras. Os jovens desafiavam as regras do “bom comportamento”. Os melhores economistas, médicos, engenheiros e cientistas sociais saíam de seus locais de trabalho habituais para planejar a reforma agrária, o desenvolvimento industrial, a alfabetização em massa e a melhora da saúde da população.

Aquela efervescência transbordava os limites da velha política do Congresso ou do pensamento misógino e racista da alta oficialidade do Exército. Nas ruas pressionava-se por uma democracia plena e por reformas dentro da ordem. Afinal, quem devolveu plenos poderes legais ao presidente Goulart num plebiscito foi o povo! Embora o historiador não faça esse tipo de pergunta, ela é inescapável: “Que Brasil nós teríamos sem o golpe de 1964?”

A ditadura promoveu a eliminação física de toda a futura vanguarda intelectual, política, sindical e artística daquele novo país que ela interrompeu. Os jovens que não foram trucidados, ela humilhou, prendeu, ameaçou e expulsou. Ela ceifou as melhores cabeças das universidades brasileiras. Basta lembrar que cerca de 10% dos mortos e desaparecidos oficiais no País eram estudantes ou professores da USP. Outras universidades foram invadidas, depredadas. E sabemos como a repressão atingiu na verdade milhares de pessoas.

O “melhor” símbolo da ditadura foi a Casa da Morte de Petrópolis. Ela foi um centro clandestino onde as pessoas eram torturadas, estupradas, esquartejadas e, depois, lançadas à fornalha de uma usina de açúcar. Mas, como ela, muitos quartéis, residências e delegacias foram usados como pequenos campos de extermínio de adversários do regime ou simples “suspeitos”.

A exigência de que uma ditadura não se repita é a primeira de todas para a educação. Trata-se aqui de uma paráfrase de Theodor Adorno, um dos expoentes da Escola de Frankfurt, o qual escreveu um famoso ensaio com o título Educar Depois de Auschwitz.

Naquele ensaio ele mostrava que justificar o nazismo seria algo tão monstruoso que nem deveria ser preciso expor a meta precípua de toda a educação: a de que Auschwitz não se repita! No entanto, a ditadura no Brasil ainda encontra apoio em círculos políticos, jurídicos e da imprensa, e os criminosos daquela época não foram punidos, ao contrário do que aconteceu na Argentina, Chile e Uruguai.

Ao contrário, governos constituídos falam da ameaça à ordem que protestos sociais representariam e invocam uma lei contra o terrorismo, demonstrando o quanto o vocabulário da ditadura continua em vigor ao lado de práticas que ela consolidou.

O sequestro, a tortura e o desaparecimento do auxiliar de pedreiro Amarildo Dias de Souza, em 2013, no Rio de Janeiro, seguiram a mesma sequência do caso do deputado Rubens Paiva durante a ditadura. E diante de simples “rolezinhos” de jovens da periferia paulistana ou do “vandalismo” de protestos contra os gastos suntuários da Copa do Mundo, vemos o espancamento e a prisão ilegal de jovens desarmados. Há quem ainda veja nas manifestações “uma regressão à barbárie”.

No entanto, a barbárie já estava posta com o golpe militar de 1964. Estudá-la e calar todos os que a defendem é o primeiro passo de uma educação para a democracia.

Fonte: Carta na Escola

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Um comentário:

  1. Mas é exatamente o que começa acontecer agora com uma maquiagem de democracia eles fazem o que querem só não se tem notícias por enquanto de torturas físicas, mas estão fazendo tortura psicológico, quando mostram que eles podem fazer tudo e que nada podem detê-los.

    ResponderExcluir