terça-feira, 22 de abril de 2014

INVESTIMENTO DUVIDOSO: DESTINAR TEMPO E DINHEIRO À REALIZAÇÃO DE CERTOS CURSOS SUPERIORES PODE SER DIVERTIDO, MAS MAU NEGÓCIO


A educação formal é uma conquista da civilização. Cultiva a mente e a alma. E ainda alimenta os motores da mobilidade social, permitindo atender as nossas necessidades básicas e também as supérfluas. Maior o tempo dentro da escola, maior o salário fora dela. Não à toa, o ensino superior explodiu no Brasil, incluindo a pós-graduação. E a explosão motivou a cobiça de empresários e financistas, de olhos e bolsos sempre abertos às boas oportunidades de negócios.

Entretanto, não é preciso ser um gênio estatístico para notar que a linha reta ascendente que correlaciona horas-aula e dígitos no holerite representa uma nuvem povoada em suas bordas por sucessos excepcionais e fracassos retumbantes. Investir quatro ou cinco anos na realização de um curso superior pode ampliar o ciclo social, alimentar a vida cultural e estimular as conexões mentais. Entretanto, em muitos casos, pode não gerar retorno sobre o dinheiro investido em mensalidades, livros e outras despesas.

Ao norte do Rio Grande, onde os habitantes cultuam números e estatísticas, análises recentes exploraram as bordas da citada nuvem. A base de dados veio da PayScale Human Capital, uma organização que opera uma plataforma virtual para coletar e analisar salários. O banco de dados da empresa compreende egressos de mais de 900 instituições de ensino superior norte-americanas. Derek Thompson, em textos veiculados no websiteda revista The Atlantic, utilizou os dados para indicar quais eram as melhores universidades e os melhores cursos para quem quer ganhar dinheiro; e, na ponta oposta, quais eram as piores universidades e os piores cursos, aqueles incapazes de gerar renda que cubra o que foi investido.

No primeiro grupo foram identificados os suspeitos usuais – MIT, Stanford, Princeton e Harvard – e algumas surpresas – como o Harvey Mudd College, da Califórnia. Quanto aos cursos, nenhuma surpresa: ciências da computação, ciências da computação e ciências da computação. Conclusão: aspirantes a milionários podem buscar o calor da Califórnia ou o frio de Boston, desde que nutram paixão por bits e bytes. Se a perspectiva não for sedutora, uma graduação em administração, engenharia ou economia em uma das boas escolas ianques pode também retornar magnificamente o investimento realizado.

No segundo grupo, Thompson listou obscuras universidades do Alabama e outros recantos remotos da pátria de Obama. Entre os cursos, concluiu que os de artes, pedagogia e língua inglesa provavelmente deixarão seus egressos à míngua. Podem ser ótimos para expandir o espírito, mas são péssimos para preencher o bolso.

Para os humanistas preocupados, a saída para evitar uma existência de penúria, a dilapidar a herança familiar ou viver de benesses estatais, é fazer o curso em uma escola de ilibada reputação, como a Columbia, citada pelo autor. Ainda assim, o cidadão que fizer a graduação em artes verá seu colega economista amealhar o dobro da renda e seu colega formado em informática ganhar três vezes mais. Naturalmente, é temerário colocar um preço no benefício da educação. No entanto, se o jovem cidadão tem família e precisa ganhar a vida, então é recomendável buscar uma formação que o ajude a pagar as contas.

Vale a pena (financeiramente) fazer faculdade? Nem sempre. Uma escolha errada pode condenar o futuro profissional ao subemprego e a frustrações. Ao norte do Rio Grande, os números ajudam na tomada de decisões. Cá nos trópicos, rareiam as estatísticas, mas não faltam suspeitas. Sobram-nos cursos anacrônicos, afastados das demandas da sociedade ou das organizações. Sobram-nos também programas criados e geridos exclusivamente para atrair massas de incautos.

Transparência nas informações, como aquelas oferecidas por PayScale, e o avanço do ensino aberto à distância tendem a aumentar a pressão sobre as instituições de ensino superior. Aquelas que não souberem responder a altura sentirão a busca por vagas minguar e a qualidade do corpo discente decair. As instituições capazes de oferecer um futuro melhor pelo tempo e recursos investidos por seus alunos terão mais chance de ser bem-sucedidas. Bom para elas, para seus egressos e para a sociedade.

Fonte: Carta Capital

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário