quarta-feira, 9 de abril de 2014

JAPÃO PESCA MENOS BALEIAS NA ANTÁRTICA, MAS DOBRA NÚMERO DE 2013

Três baleias mortas são colocadas no convés do navio Nisshin Maru, um baleeiro japonês, no oceano Antártico.

O Japão pescou 251 baleias em sua campanha anual na Antártida, mais que o dobro do ano anterior, mas apenas a quarta parte da captura prevista neste programa que a Corte Internacional de Justiça (CIJ) decidiu revogar em março por considerá-lo ilegal.

O pouco volume responde, segundo explicaram fontes da Agência Japonesa de Pesca à emissora pública "NHK", ao assédio que a frota sofre de grupos ambientalistas.

No entanto, o número é mais que o dobro quando comparado com as 103 da campanha passada, na qual a associação Sea Shepherd pressionou ainda mais os baleeiros japoneses.

Nesta ocasião, os navios japoneses zarparam no último mês de dezembro do porto de Shimonoseki (sudoeste) e ficaram dois meses e meio no mar.

Este era um dos dois programas com fins científicos que o Japão realizava até que no último dia 31 de março a CIJ ordenou o país a revogar as permissões de caça de baleias na Antártida por não ajustar-se aos "fins científicos" exigidos pela legislação internacional.

O país asiático anunciou que acatará a decisão, que só afeta este programa, mas, por enquanto, manterá sua campanha de captura de baleias com fins científicos no Pacífico Norte, além de seguir pescando com fins comerciais espécies menores de cetáceos, como golfinhos, em suas costas.

Além disso, o ministro da Pesca japonês, Yoshimasa Hayashi, não descartou a possibilidade que no futuro o Japão proponha um novo programa científico, cujas características difiram das atuais, para pescar na Antártida. 

Fonte: Agencia EFE

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário