terça-feira, 29 de abril de 2014

O SÉCULO BRILHANTE DE CATARINA, A GRANDE


285 anos desde que nasceu a imperatriz cujo período de governo é chamado pelos historiadores como “o século de ouro da Rússia”.

No tempo de Catarina, a Grande, o território do Império Russo aumentou consideravelmente, a população do país quase duplicou e o orçamento de Estado quase quadruplicou. O exército e a marinha obtiveram 78 brilhantes vitórias que reforçaram o prestígio internacional da Rússia.

Continuam a escrever livros sobre ela, o teatro e o cinema regressam constantemente à imagem dessa mulher para tentar desvendar os mistérios de sua vida. Quem poderia imaginar que a modesta princesa alemã Sofia Frederica Augusta de Anhalt-Zerbst, que foi trazida para a Rússia aos 16 anos para casar com o príncipe herdeiro, se tornaria numa das figuras históricas lendárias – a imperatriz Catarina II, a Grande. O seu governo não é chamado de “século de ouro” do Império Russo por acaso, considera o historiador russo Alexander Kamensky:

“A política externa foi extremamente bem-sucedida do ponto de vista do cumprimento de todos os objetivos. Também a política interna foi bem-sucedida. Catarina conseguiu realizar em grande medida todo o programa político com que ela subiu ao poder”.

No tempo de Catarina II a Rússia se tornou numa potência líder europeia. A imperatriz deu uma grande importância à atividade legislativa. Segundo os cálculos dos historiadores, ela editava 12 leis por mês. Durante o seu governo foram fundadas 144 novas cidades (mais de 4 cidades por ano ao longo de todo o reinado). O exército quase duplicou, o número de navios de guerra aumentou de 20 para 67. O exército e a marinha obtiveram 78 brilhantes vitórias que reforçaram o prestígio internacional da Rússia.

No século XVIII o território do país se expandiu substancialmente para sul e para oeste. O Império Russo passou a incluir a costa norte do mar Negro, as terras do mar de Azov, a Crimeia, a Ucrânia da margem direita, a Bielorrússia, a Curlândia, a Lituânia, assim como as terras entre os rios Dniestre e Bug. A população do país aumentou quase duas vezes e o orçamento de Estado – em quatro vezes.

A imperatriz era conhecida por ser uma mulher instruída que se correspondia com os destacados filósofos e escritores do Velho Continente, incluindo Voltaire e Diderot, ela própria escrevia peças de teatro e romances. Catarina era também colecionadora: ela adquiria bibliotecas, coleções de arte e escultura, convidava artistas europeus para decorar seus palácios e cidades.

Durante os tempos da governação de Catarina II são fundados institutos, escolas militares e casas de acolhimento. Nas cidades surgem escolas populares. Foi criado um sistema de instrução primária universal que não estava limitado por estratos sociais. Durante o reinado de Catarina no Império Russo foi instituído o princípio da tolerância religiosa e a divisão administrativa do país em gubernias (províncias) que se manteve até 1917, diz o doutor em História Igor Kurukin:

“Também no tempo de Catarina surgiu o papel-moeda e ele circula desde então. Ainda em 1775 na Rússia foi introduzida a liberdade empresarial. Ou seja, quando não é necessária a autorização do Estado para abrir um negócio”.

Seus contemporâneos qualificavam Catarina como um monarca enérgico e sábio. Os historiadores são da mesma opinião. Tendo um interesse ávido pelas ciências e pela política, a imperatriz pôde conduzir com sucesso não apenas reformas internas dentro do espírito do Iluminismo francês, mas também defender os interesses da Rússia na arena internacional.

Fonte: Voz da Rússia

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário