quarta-feira, 25 de junho de 2014

BRASIL: MOTORISTA ALERTA EM CARTAZ QUE ÔNIBUS ESTÁ SEM FREIO E É DEMITIDO EM SP


Um motorista do transporte coletivo de Jaguariúna (a 125 km de São Paulo) vai recorrer à Justiça para ser readmitido após ter sido desligado da empresa por justa causa ao colar um cartaz no vidro do ônibus que ele dirigia alertando que o veículo estava sem freio.

A demissão aconteceu na semana passada e, segundo ele, o desligamento por justa causa ocorreu porque sua atitude teria manchado a imagem da empresa.

O Grupo Metrópolis de Transporte confirmou o problema no freio, mas informou que o desligamento aconteceu porque o motorista descumpriu uma ordem.

O motorista Antonio Rodrigues da Rocha, 43, vai rebater a decisão na Justiça alegando que sua intenção era só alertar para não colocar vidas em risco.

De acordo com o condutor, foram três meses alertando a empresa sobre o problema no freio. "Eu avisava. Eles levavam o carro para a garagem, apenas calibravam o freio e colocavam para rodar de novo. Em questão de dias, o problema voltava", relatou o ex-funcionário. "Foram várias vezes." O ônibus de número 1952 fazia a linha DPE-9611(Rodoviária-Varejão).

Ainda segundo Rocha, um dia antes de colocar o papel com o aviso no vidro do ônibus, ele informou ao motorista do outro turno, que usava o mesmo ônibus, que a situação tinha piorado e que ele precisaria circular bem devagar e com bastante cuidado.

Até que, no dia 12 de junho, após constatar que o problema continuava, ele decidiu colocar o alerta no vidro. Entretanto, no trajeto de volta, o ônibus foi interceptado por funcionários da própria empresa, que retiraram os passageiros e levaram o ônibus com problema para o pátio.

"Quando cheguei ao pátio, fui informado sobre a demissão por justa causa. Mas eu não coloquei o aviso para denegrir a empresa. Minha intenção era só tentar mais uma vez fazer com que alguma providência fosse tomada, já que o veículo seguiria para a garagem de qualquer forma", relatou o motorista.

O advogado dele, Advaldo Carlos da Silva, informou que está preparando uma ação judicial para pedir a readmissão do funcionário. "Ele procedeu da maneira correta ao avisar a empresa sobre o problema e em nenhum momento quis expor a empresa", disse.

Segundo Silva, um encarregado da empresa já estaria planejando sua demissão e já havia falado que só o faria se fosse por "justa causa". "Foi a desculpa que ele arrumou para demitir", afirmou o defensor.

A empresa confirmou a demissão do motorista, mas negou que a mesma tenha ocorrido apenas por causa do aviso. "A demissão por justa causa ocorreu porque Rocha teria descumprido a ordem de não rodar com o ônibus com problema. Ele jamais poderia ter rodado com ônibus com problema. Ele foi orientado a aguardar com o ônibus parado, até que o socorro chegasse", disse o advogado Daniel Rolfsen. "Mas ele decidiu desrespeitar essa ordem. Ele assumiu o risco de colocar em perigo a vida dos passageiros ou até poderia ter atropelado uma pessoa."

Ainda segundo Rolfsen, os veículos da empresa têm em média dois a três anos, e a informação de que o ônibus estaria com problema nos freios havia três meses é "mentira do funcionário". "Todos os motoristas são orientados a formalizar o problema em um boletim por escrito. E ele não fez isso", afirmou.

Fonte: UOL

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário