quinta-feira, 26 de junho de 2014

PARA AFIRMAR IDENTIDADE, BOLÍVIA LANÇA 'RELÓGIO DO SUL' EM SENTIDO ANTI-HORÁRIO


O relógio da fachada da sede do Congresso boliviano, na capital La Paz, foi alterado para funcionar no sentido anti-horário.

Os ponteiros agora se movimentam à esquerda e a posição dos números, de 1 a 12, foi invertida.

O chanceler boliviano, David Choquehuanca, o apelidou de o "relógio do sul".

Ele disse que a mudança foi implementada para que os bolivianos valorizassem seu patrimônio, questionando as normas pré-estabelecidas e refletindo sobre elas de maneira criativa.
Abordagem criativa

"Quem disse que o relógio tem de girar em um único sentido? Por que nós precisamos obedecer a essa norma? Por que não podemos ser criativos?", questionou Choquehuanca em uma coletiva de imprensa na última terça-feira.

"Não queremos complicar as coisas; apenas devemos ter consciência de que vivemos no sul, não no norte", acrescentou Choquehuanca.

Ele também afirmou a repórteres que a Bolívia presenteou delegações estrangeiras presentes na cúpula do G77, na cidade de Santa Cruz, com relógios de mesa no sentido anti-horário.

O presente dado às comitivas tem a forma do mapa da Bolívia e inclui um território que atualmente é alvo de disputa com o Chile. A Bolívia alega que a região, atualmente sob domínio chileno, pertence ao país.
'Ideia ruim'

Questionado se o governo de esquerda da Bolívia poderia tentar expandir o uso dos relógios invertidos, Choquehuanca disse que o 'novo' sistema não será imposto.

"Se você quiser comprar um relógio do sul, fique à vontade, mas se você quer continuar usar o relógio do norte, você pode continuar a fazê-lo", disse ele.

O novo relógio foi recebido com um misto de aval e reprovação por moradores de La Paz.

O engraxate Franz Galarza, que trabalha na Praça Murillo, em frente à sede do Legislativo boliviano, disse à agência de notícias EFE que o novo relógio foi uma "ideia ruim".

"Se eles querem enviar uma mensagem de que o país está mudando, então eles têm de esclarecer essa decisão para o povo, pois todas as pessoas que passam aqui em frente acham que o relógio é defeituoso".

Desde que Evo Morales se tornou presidente da Bolívia, uma série de medidas voltadas para incentivar a herança cultural indígena do país foi tomada. Morales tem descendência indígena Aymara.

O país, por exemplo, passou a adotar oficialmente a whipala, uma bandeira indígena colorida, que é içada sempre ao lado da bandeira verde, vermelha e amarela do país, usada desde o século 19.

Fonte: BBC Brasil

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário