segunda-feira, 30 de junho de 2014

TAYYIP ERDOGAN SERÁ PRESIDENTE OU ARGUIDO?


Na semana em curso, a Turquia procede a uma difícil busca de candidatos à presidência. De agora em diante , o Chefe de Estado terá um mandato de 5 anos e não de 7, podendo assim definir a política do país para os próximos 10 anos.

Pela primeira vez na história, em 11 de agosto, os turcos irão eleger presidente por votação direta. Antes disso, o líder do país era eleito pelo parlamento. Nesta semana deverá findar a apresentação de candidatos oficiais. O Partido islâmico da Justiça e Desenvolvimento (PJD), no poder, delegou para o efeito o atual primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan.

Os militantes do seu partido afirmam que o mais alto cargo será inevitavelmente ocupado por Erdogan. Todavia, os analistas sérios dizem que Erdogan não irá obter 51% dos votos na primeira ronda, devendo-se realizar a segunda, prevista para 24 de agosto. 

Então, se prevê uma árdua luta política. Após uma série de escândalos de corrupção no PJD e no governo a situação que se configura é tal que Erdogan ora vencerá e se tornará presidente, ora perderá e será julgado no tribunal. 

A oposição afirma dispor de informações sobre o envolvimento do premiê de 60 anos nos casos de corrupção, frisa o politólogo russo, Stanislav Tarasov: 

“Se for eleito, Erdogan beneficiará de imunidade presidencial. Sem tal estatuto, as coisas vão correr muito mal. O escândalo de corrupção que se iniciou em dezembro do ano passado ainda não acabou. Mesmo apesar da pressão sem precedentes sobre Erdogan, apesar das “purgas” nunca vistas nos órgãos policiais, o processo de corrupção não foi arquivado. 

As eleições municipais, tidas em março, demonstraram que as posições do PJD não são tão fortes como Erdogan queria ver – dos 57% de votos esperados, os candidatos pelo partido governante obtiveram apenas 47%. 

O futuro sufrágio tem atraído muita atenção dos turcos e da mídia internacional. Ancara continua sendo um dos principais jogadores políticos regionais. Da sua posição dependem a regularização da crise iraquiana, a normalização da situação na Síria, as relações do Ocidente com o Irã e as suas relações com o Ocidente. Erdogan tem manifestado muita cautela na avaliação da situação nas regiões fronteiriças. Pelo visto, ele não quer que a situação se desestabilize, implicando o surgimento de novos problemas, considera Stanislav Tarasov: 

“Não obstante a captura de 48 reféns turcos por rebeldes iraquianos, incluindo o cônsul em Mossul, Ancara faz declarações muito cautelosas. Erdogan procura impedir a realização da campanha anti-iraquiana na mídia turca. Suas avaliações da situação na Síria também são muito cautelosas. No passado, o líder sírio, Bashar Assad, era alvo de maldições e críticas veementes. Hoje, os turcos receiam se envolver numa aventura política no período da campanha eleitoral. Se Erdogan sair vencedor, as mudanças políticas serão inevitáveis. A Turquia irá se distanciar do Ocidente”. 

O perito russo recorda ainda que nos 10 anos do governo de Erdogan, a Turquia se tornou uma potência econômica bem forte, fazendo parte da lista dos 20 Estados mais avançados. Por isso, Erdogan teria um pleno direito de reavivar na memória do Ocidente e da UE as antigas ofensas e humilhações. Lembre-se de renitências quanto ao ingresso de Ancara na UE. A “saga europeia” da Turquia é tão elucidativa que merece ser estudada pela Ucrânia para se livrar de ilusões atuais, adianta Stanislav Tarasov: 

Ancara tinha assinado um acordo de associação análogo há 51 anos, em 1963. Um pedido de candidato teria sido apresentado em 1987. Desde então, a Turquia não se tornou mais próxima da União Europeia, embora as conversações sobre a readaptação das suas leis não tenham sido suspensas. Contra a adesão da Turquia se manifestam a França, a Alemanha e, em particular, a Grécia, sua antiga antagonista. Paris e Londres se opõem à entrada da Turquia que poderá inundar a Europa com a mão-de-obra barata. Bruxelas não quer permitir a entrada de um país membro com uma disputa territorial em aberto - a questão do Chipre que vem estragando o relacionamento entre Ancara e Atenas. A Ucrânia tem enfrentado problemas análogos muito mais graves. 

Bruxelas sente tal “esfriamento”, procurando apoiar oponentes de Erdogan, prossegue o perito: 

“O Ocidente gostaria de ver a Turquia no seu “arreio”, fazendo os possíveis para que Erdogan não possa vencer. Basta dizer que a UE suspendeu negociações sobre a integração da Turquia na União Europeia. Começaram a ser reduzidos programas de colaboração militar com os EUA”. 

Se Erdogan for eleito presidente, o Ocidente terá de reestruturar as relações com a Turquia. Mas Ancara poderá levar a cabo uma política independente mesmo no caso de vitória do seu principal adversário, Ekmeleddin Ihsanoglu. 

O antigo secretário-geral da Organização da Conferência Islâmica é um candidato único pelo Partido Popular Republicano e Partido de Ação Popular, ambos laicos, em oposição ao atual regime. 
O doutor em Filosofia, professor catedrático de língua e literatura turcas, teólogo e diplomata, ele tem um elevado prestígio no mundo árabe e turco. Se mostra pelo reforço das relações com a Rússia e chama de amigo o presidente Vladimir Putin.

Fonte: Voz da Rússia

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário