terça-feira, 29 de julho de 2014

ISRAEL: UM COLONIALISMO NÃO RECONHECIDO


Desde pequena ouço falar numa mesma guerra. Ainda não tínhamos televisão em casa e já se falava de mortes em Israel e na Palestina. Talvez por isso, pela sua constante repetição ano após ano, década após década, passei a ser insensível a essa guerra, passei a encará-la como um terremoto que se repete inexoravelmente em terras longínquas, com as quais não temos nenhuma relação.

O “terremoto” hoje entra-nos mais uma vez pela casa, mas agora ao vivo e a cores, na sua pujante brutalidade e injustiça.

Se não tivesse ido tentar saber como tudo começou, talvez achasse que a selvajaria e a desumanidade eram perfeitamente iguais tanto do lado dos sionistas de extrema-direita de Israel, como do lado dos terroristas do Hamas.

Breve nota sobre o passado:

Em 1947, a ONU, motivada em muito pela culpa europeia das anteriores perseguições dos judeus, aprovou um plano de partilha da Palestina, onde até aí a maioria da população era árabe, em que atribuía 54% do território à comunidade judaica e o restante aos palestinos. Já no fim de 1948, as forças armadas israelitas aproveitaram para ocupar mais terras e expulsar centenas de milhares de palestinos. Os que tentaram regressar às suas casas foram impedidos, bem como os seus descendentes. Os seus bens imóveis foram considerados “abandonados” e distribuídos pelos judeus, através da Lei dos Bens Ausentes, de 1950. Foram aprovadas muitas outras leis que proibiam a venda ou transferência de terras para os palestinos.

Deste modo, Israel passou a ter 78% do território. Em 1967, viria a ocupar os 22% restantes. Desta forma, grande parte dos palestinos de Gaza é composta por refugiados, pessoas expulsas das suas casas ou descendentes dos que foram expulsos em 1948.

Desde o início Israel se formou como um Estado judeu de maioria judia. É para manter essa maioria étnica que o governo ocupa os territórios e limita os movimentos dos palestinos. Se aceitasse todos os habitantes de Gaza e da Cisjordânia como seus cidadãos e se lhes concedesse todos os direitos (o que verdadeiramente deveria ter feito desde o início) o Estado judeu ficaria em perigo, já que a sua população deixaria de ser maioritária. Para controlar a população palestina, Israel limita as suas deslocações, pratica detenções e prisões arbitrárias.

O presente

A verdade é que o Estado de Israel, embora possua uma democracia parlamentar, pratica a segregação étnica legalizada, ou seja, o apartheid, regendo-se pela lei do ”olho por olho, dente por dente”. Trata-se de um país colonizador, com colônias que sujeita regularmente a ataques militares, como o que estamos presenciando agora em Gaza. Por muito menos exigiu a ONU o fim dos colonialismos europeus, incluindo o português. Refira-se que Israel, desde a sua criação como Estado, violou a maior parte das decisões da ONU referentes ao seu território.

Seremos antissemitas por criticar o governo de Israel? Não, porque criticamos o governo e não o povo. Sabemos que são muitos os judeus que também condenam esta política vergonhosa. Condenar o colonialismo de Israel significa defender os islamitas do Hamas? Não.

Este último não deixa de ser um movimento terrorista que dispara foguetes contra alvos indiscriminados e envia terroristas suicidas. Devemos apenas responder às questões: Quem criou o Hamas? Por que surgem na Palestina movimentos radicais? Creio que a própria história se encarrega de nos responder. Sim, os islamitas de Gaza contam com o apoio de países árabes autocráticos da região. Para estes países (e também para o braço armado do Hamas) talvez convenha que o conflito se mantenha latente.

Se o Hamas dispara foguetes contra o território do que eles consideram país ocupante, também é verdade que Israel possui um escudo antiaéreo que impede a maioria dos projéteis disparados de atingir os alvos. Israel tem um dos sistemas científicos mais sofisticados e militarizados do mundo. É por isso que, desde o início desta operação militar há poucos dias, já morreram mais de 800 palestinos (na esmagadora maioria civis) e apenas dois civis israelenses e 34 militares.

O desequilíbrio de forças não tem apenas a ver com as capacidades militares. Israel constitui, atualmente, um país colonizador e, tal como os vários poderes coloniais ao longo dos séculos passados, conta com a cooperação internacional, disfarçada de apatia diplomática e de apoio econômico tácito.

Essa cooperação internacional tem nomes conhecidos. O seu principal motor é o lobby da indústria militar norte-americana e a imprensa dos EUA, a maior parte da qual é cegamente pró-Israel, por razões conhecidas. Este último fato explica por que motivo a maioria dos americanos - 57 por cento - acredita que as ações militares de Israel em Gaza são justificadas, e apenas quatro em 10 diz que Israel usa força excessiva. Numa imprensa favorável a certos grupos étnicos ou econômicos, a maior parte das pessoas não irá pesquisar e conhecer a verdade histórica tal como ela ocorreu, limitando-se à versãomainstream.

Um jornalista israelense, Chemi Shalev, escreve no Haaretz: “Desviar o olhar e deslegitimar o sofrimento dos palestinos é uma parte importante do processo. Muitos israelitas e simpatizantes desta incursão não só estão convencidos de que a dor e a destruição em Gaza são restritas e totalmente justificadas, como até consideram que todas as imagens do sofrimento palestino são propaganda inimiga e equivalente a uma traição do povo judeu (tal como Jon Stewart descobriu nos últimos dias).”

Na Europa, a opinião pública é bem mais crítica em relação a esta guerra que está semeando a morte e a destruição numa escala jamais vista.

Há quem diga que Israel precisa sobreviver e se defender por se encontrar num meio árabe adverso. Isso também é, em parte, compreensível, embora não justifique o que está acontecendo. Tal como uma pessoa doente e em perigo, ela agarra-se àquilo que possa salvá-la. Não se lembra que toda a vida cometeu excessos que levaram a essa doença.

No meio de tanto desespero e tantas lágrimas, no meio de tanto medo, creio que, mesmo assim, para Israel pode ainda não ser tarde para mudar a forma de viver, salvar a vida e ficar finalmente em paz com os seus vizinhos.

Fonte: Voz da Rússia

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário