quinta-feira, 31 de julho de 2014

O MUNDO DEPOIS DA GUERRA


Os conflitos militares nunca passam sem deixar consequências para a humanidade. Muito mais as guerras mundiais, que deixam marcas na vida de várias gerações. Do restabelecimento da paz do pós-guerra nos anos 20 do século XX deveria ter sido encarregada a Sociedade das Nações (SDN).

Mas os trabalhos dessa organização foram um fiasco diplomático e não conseguiram evitar o início de novas hostilidades. Além disso, ela em muito contribuiu para o surto de sentimentos nazistas na Alemanha e, como consequência, para o início da Segunda Guerra Mundial.

No dia 28 de junho de 1919 os países da Entente assinaram em Versalhes o armistício com a Alemanha. Isso aconteceu precisamente cinco anos depois do primeiro tiro da guerra mundial: o tiro que assassinou o arquiduque austríaco Francisco Fernando. A humanidade precisou de cinco anos para atravessar todos os horrores da guerra e pensar no restabelecimento da paz. Para isso foi criada a primeira organização internacional desse gênero, a Sociedade das Nações, que anunciava com seu objetivo a garantia da segurança coletiva e a regulação diplomática das disputas entre os países.

Contudo, ela se ocupou essencialmente, não da prevenção de novos conflitos, mas da luta contra as consequências da guerra anterior, considera o investigador Dmitri Surzhik do centro de investigação Grande Guerra Patriótica de 1941-1945:

“Os fundadores da organização pensavam que não voltariam a acontecer outras guerras dessa dimensão e por isso a SDN não possuía quaisquer mecanismos efetivos de prevenção do início de novas guerras. Além disso, a Sociedade das Nações não se manifestou de uma maneira muito vigorosa durante os muitos conflitos militares que ocorreram entre as duas grandes guerras. Eles foram: a intervenção da Entente contra a Rússia Soviética, a anexação pela Polônia de territórios de países vizinhos e a agressão japonesa contra a Manchúria e a China. A Sociedade das Nações era pouco firme, e o máximo que podia fazer contra os seus membros que foram agressores era expulsá-los da organização.”

Depois de Versalhes, a tendência dominante na política externa dos países vencedores foi a humilhação de uma Alemanha vencida. Sobre ela recaiu todo o peso da culpa pelos acontecimentos e a responsabilidade material. As condições do Tratado de Versalhes obrigavam Berlim a pagar compensações aos países que dela foram vítimas. A Inglaterra e a França colocaram de fato a Alemanha num beco sem saída. As reparações de guerra incomportáveis e o orgulho nacional ferido levaram os nacional-socialistas ao poder na Alemanha, de forma perfeitamente legal.

Além disso, o restabelecimento da paz era impedido pela relação dos vencedores com seus aliados menos influentes. Foi isso que permitiu o surgimento do primeiro movimento fascista na Itália, a qual contava, sendo uma das potências vencedoras, alargar seus territórios, mas que no final não recebeu nada.

Muitos percebiam que a Europa caminhava a passos largos para uma nova guerra. Mas a diplomacia de então da Sociedade das Nações não pensava nessa perspectiva possível e só se ocupava dos assuntos correntes. A SDN não teve apenas falta de visão, mas também de força real, considera a professor da faculdade de História da Universidade Estatal de Moscou e especialista em história da Alemanha do século XX Tatiana Timofeeva:

“Depois da Primeira Guerra Mundial, as tentativas de regulação de paz se baseavam nos princípios da diplomacia do século XIX: Vae victis ou “ai dos vencidos”. Não eram considerados nem os sentimentos dos povos, nem a verdadeira situação. Não apenas na Alemanha, mas também a força da tensão revolucionária na Europa. Os vencedores queriam ser vencedores em tudo. Essas tentativas de regulação, que eram tentativas de castigar a Alemanha por ter iniciado a guerra, não foram bem concebidas.”

As disposições da SDN sobre a proteção da integridade territorial dos países e sobre o estabelecimento da paz ficaram por executar. Um ano depois do fim da Segunda Guerra Mundial ela terminou sua existência e entregou suas prerrogativas à sua sucessora – a Organização das Nações Unidas.

Fonte: Voz da Rússia

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário