terça-feira, 29 de julho de 2014

RÚSSIA É VÍTIMA INVOLUNTÁRIA DE AMBIÇÕES IMPERIAIS ALHEIAS


Primeiros disparos da Grande Guerra foram dados há 100 anos, mas seu eco é ouvido ainda hoje. A guerra remodelou o mapa da Europa, destruiu todos os impérios continentais e deu início a novas contradições. Ninguém dos iniciadores esperava que a guerra continuasse vários anos e tivesse tais consequências destrutivas.

A Primeira Guerra Mundial apanhou a Rússia no período de modernização não concluída e de passagem da sociedade agrária para a industrial. Os ritmos de desenvolvimento econômico e de rearmamento do Exército foram altos, mas insuficientes para entrar numa guerra prolongada. O primeiro-ministro Piotr Stolypin dizia: “Precisamos de paz: uma guerra nos próximos anos, sobretudo sob um pretexto confuso para o povo, será mortal para a Rússia e a dinastia. Pelo contrário, cada ano de paz está reforçando a Rússia não apenas do ponto e vista militar e marítimo, mas também financeira e economicamente”.

De fato, todos compreendiam que a Rússia não precisava de guerra, mas o país não podia simplesmente ficar de lado, considera Konstantin Pakhalyuk, membro da Associação de Historiadores da Primeira Guerra Mundial da Rússia:

“Na situação que formou o desenvolvimento bem-sucedido da Rússia dependia em primeiro lugar do seu estatuto de grande potência. Ela não podia não entrar naquela guerra que lhe foi imposta. A Rússia fazia o possível para preveni-la. Testemunham isso as cartas de Nicolau II ao Guilherme II, as tentativas de localizar a crise dos Balcãs e de submete-la à discussão internacional”.

Contudo, já foi impossível deter os acontecimentos trágicos: a Áustria-Hungria declarou guerra à Sérvia. Em resultado, a Rússia deparou com uma opção difícil: renunciar à proteção de seus interesses nos Balcãs ou entrar na guerra.

Havia muitos receios quanto ao possível resultado trágico, mas não se podia fazer concessões, sustenta Olga Porshneva, uma historiadora:

“A Rússia não estava interessada na guerra, como outros participantes. Mas ela defendia o princípio de lealdade às relações aliadas com a França e de apoio à Sérvia. Por outro lado, foi comum a opinião de que se a Rússia não interviesse no conflito, ela perderia o estatuto de grande potência, tornando-se vassalo da Alemanha”.

Em resultado da guerra a Rússia perdeu o estatuto de império. E não apenas a Rússia – foram demolidos todos os impérios continentais. A Primeira Guerra Mundial fez um resumo do século XIX, das ideias do progresso e do desenvolvimento pacífico. Incentivou contradições internas e provocou cataclismos sociais em diferentes países. Em geral, a guerra alterou a mundividência, diz Konstantin Pakhalyuk:

“Podemos falar de tal fenômeno, caraterístico exclusivamente para o século XX, com a “massa”, de destruição de antigas estruturas sociais e de aparecimento de amplas comunidades marginalizadas. Foram essas massas que se transformaram numa base social que deu origem a movimentos totalitários: nazistas na Alemanha e bolcheviques na Rússia. Se não fosse a guerra, se não fosse interrompido o movimento progressivo da nossa sociedade, é pouco provável que tais ditaduras pudessem surgir”.

Este primeiro conflito militar de escala mundial terminou com a vitória da Tríplice Entente. Para a Alemanha, a guerra terminou com o Tratado de Versalhes e a obrigação de indenizar os prejuízos causados aos países em resultado de ações militares. Além disso, foram anexados consideráveis territórios da Alemanha. Tudo isso, em conjunto com a limitação das forças armadas e reparações, causou a crescente popularidade das ideias do nacional-socialismo, considera Olga Porshneva:

“Ânimos revanchistas começaram a crescer na Alemanha em resultado de sentimentos de humilhação experimentados pela população por causa das condições do Tratado de Versalhes. No período entre guerras, a Alemanha tentou novamente apostar na hegemonia na Europa e até no mundo. A catástrofe da Segunda Guerra Mundial levou a consequência de longo alcance. A Primeira Guerra Mundial determinou o desenvolvimento do mundo no século XX, alterando a psicologia dos povos”.

Desde então, essas mudanças impelem a humanidade a novas guerras. A crise na Síria poderia levar a um conflito militar de envergadura, mas desta vez a direção russa conseguiu transferir o problema para a esfera diplomática e não admitir o derramamento de sangue. Agora, o conflito na Ucrânia é acompanhado de numerosas provocações em relação à Rússia. Mas o país que tirou lições das antigas guerras mundiais não deixará ser envolvido numa nova e desnecessária confrontação.

Fonte: Voz da Rússia

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário