quinta-feira, 31 de julho de 2014

WASHINGTON COMO PAI DO ESCUDO ANTIMÍSSIL NORTE-COREANO


Num polígono norte-coreano perto do mar Amarelo termina a preparação para o lançamento de um míssil de longo alcance. Se ele tiver êxito, será o mais importante passo para a transformação da Coreia do Norte numa verdadeira potência com mísseis nucleares.

E deve-se “agradecer” aos Estados Unidos por isso.

Desde o fim de 1990 que a Coreia do Norte realizou uma série de lançamentos experimentais de mísseis de longo alcance. A maioria fracassou. Porém, em dezembro de 2012, semelhante foguete fez, pela primeira vez, um voo bem sucedido e transportou para o espaço um satélite artificial.

Pyongyang sublinha que se trata de um programa de investigação científica, mas as publicações na imprensa local e as declarações de dirigentes militares não deixam dúvidas de que esse programa tem, principalmente, objetivos militares. Não foi por acaso que Hwang Pyong-so, dirigente da Direção Política do Exército Coreano, declarou que a Coreia do Norte tem meios para atacar o território dos EUA.

O mais provável é que a Coreia do Norte não tenha tais meios por enquanto, mas o país trabalha ativamente para que eles apareçam o mais depressa possível.

A transformação da Coreia do Norte numa verdadeira potência com mísseis nucleares provoca fortes preocupações no mundo. Mas a via da solução desse problema esbarra na posição dura e sem compromisso dos EUA.

Há vários anos que Washington realiza a chamada “política de paciência estratégica”. Segundo ela, os americanos declaram que as conversações com Pyongyang só serão possíveis se a Coreia do Norte começar a pôr fim ao seu programa de mísseis nucleares.

Estas exigências não são realistas. A Coreia do Norte não renunciará de forma alguma às armas nucleares. Disso são prova também as declarações dos diplomatas norte-coreanos e toda a lógica do comportamento da Coreia do Norte. Não têm fundamento as esperanças em que Pyongyang decida sacrificar as armas nucleares em prol do melhoramento da situação econômica.

Primeiro, a economia do país melhorou consideravelmente. Segundo, mesmo que ela fosse a mesma de 10-15 anos atrás, o principal fardo dos problemas econômicos seria suportado pelo povo, que não tem a menor possibilidade de influir na política do governo.

Não obstante, há possibilidade de chegar a acordo. Os representantes norte-americanos deram várias vezes a entender que estão prontos a congelar o programa nuclear, bem como a suspender a fabricação de mísseis balísticos intercontinentais, se a Coreia do Norte receber uma farta recompensa dos parceiros de conversações e, em primeiro lugar, dos EUA. Não há nada de surpreendente nessa abordagem: na comunidade internacional há pouco quem faça hoje gratuitamente e os diplomatas norte-coreanos souberam sempre como arrancar dinheiro dos parceiros.

Porém, muitos nos EUA ficam irritados com a própria ideia de que se tem de pagar à Coreia do Norte pelo congelamento do seu programa nuclear. É preciso dizer que nessas considerações há um parte de verdade. Porém, não se pode esquecer que a política real raramente é uma opção entre o bom o e o melhor, tratando-se mais frequentemente da opção entre o mau e o muito mau.

A continuação das tentativas de ignorar a Coreia do Norte significará que os cientistas locais continuarão a trabalhar no aperfeiçoamento de armas nucleares e de meios de seu transporte. Mais tarde ou mais cedo, eles conseguirão realizar o sonho da direção e criar mísseis balísticos intercontinentais, capazes de atingir alvos nos EUA e em muitos outros estados. É impossível fazer o processo andar para trás. Ele pode ser apenas atrasado ou suspenso.

Fonte: Voz da Rússia

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário