quinta-feira, 28 de agosto de 2014

CHEGOU A HORA DE LIMPAR O ESPAÇO


A humanidade teve tempo não só de sujar na Terra, mas também o espaço. Segundo os especialistas, o lixo espacial torna-se um sério problema ecológico. Ele ameaça o próprio planeta e as perspetivas de exploração da área além dele.

Anualmente, centenas de objetos usados: partes utilizadas de foguetões, fragmentos de satélites caem na Terra. Os pequenos ardem na atmosfera, mas os grandes chegam à superfície. A situação é complicada pelo fato de o choque do lixo com lixo criar novos fragmentos que também chocam entre si e se multiplicam.

Hoje, na órbita terrestre há cerca de 20 mil objetos espaciais com mais de 10 cm. O seu peso total é de cerca de 5 mil toneladas. 1.100 entre eles são satélites em funcionamento. O resto é lixo. Mas a principal parte no “monte de lixo” geral é constituída por centenas de milhar de objetos que são muito pequenos para serem vistos. Eles voam no espaço a vários milhares de quilómetros por hora e constituem uma ameaça real aos satélites em funcionamento e à Estação Espacial Internacional. Esta é obrigada a fazer regularmente manobras para evitar perigosos fragmentos de aparelhos espaciais outrora existentes.

A correção da órbita é, hoje, a principal forma de impedir o choque com o lixo, mas ela não garante segurança total no espaço. Por exemplo, um satélite precisa de chocar com um pedaço de apenas 1 centímetro para deixar de funcionar. Nenhum dos sistemas existentes é capaz de detetar lixo tão pequeno. E isto significa que a única forma de resolver o problema é fazer uma limpeza geral na órbita perto da Terra.

Por enquanto não foi criada uma tecnologia universal que a permita fazer. Embora exista até o Comité de Coordenação Internacional do Lixo Espacial, de que fazem parte mais de 10 agências espaciais nacionais e internacionais, cada uma das quais, em conjunto ou em separado, cria semelhantes tecnologias. A Rússia e os EUA, a Rússia e o Japão, o Japão e os EUA, a Agência Espacial Europeia realizam estudos conjuntos.

Por exemplo, este ano, o Japão e os EUA chegaram a acordo sobre a monitorização conjunta do lixo espacial na órbita da Terra com base no observatório da Prefeitura de Okayama. Antes disso, nenhuma estação de observação na Ásia Oriental se dedicava à monitorização do lixo espacial. Se se falar da “contribuição” dos países para a poluição da órbita próxima, a parte da China é de 40% dos objetos artificiais no espaço próximo, os EUA têm 27,5%, a Rússia 25,5%, todos os restantes países: 7%.

A Agência Espacial Russa (Roscosmos) anunciou, recentemente, a intenção de criar um novo aparelho espacial para limpar a órbita geoestacionária de satélites e motores que não funcionam. O nome prévio do futuro limpador espacial é Likvidator. Este aparelho tem duas possibilidades de solução do problema: ou reenvia os restos recolhidos para uma órbita mais alta, onde não irão criar dificuldades a ninguém. Ou trá-los da órbita e “afoga-os” no chamado cemitério das naves espaciais. Trata-se de uma zona do Oceano Pacífico perto da ilha Kiritimati. A Roscosmos tenciona começar os trabalhos de criação do limpador espacial em 2018. Vladimir Agapov, chefe do projeto científico, afirma:

“Foram propostas muitas soluções de engenharia. A recolha física dos objetos, a sua retirada da órbita com o emprego de “rebocadores” especiais e de sistemas de cabos eletromagnéticos. Há propostas de instalação de redes para juntar o lixo mais pequeno. Mas, por enquanto, são apenas projetos. Depende de muitos fatores os prazos da realização desses projetos. Primeiro, o fator da engenharia: será preciso criar sistemas complexos. O segundo fator é a segurança. É preciso limpar de uma forma ou de outra sem prejudicar os satélites em funcionamento. E, por fim, o fator jurídico que é raramente lembrado. Cada elemento de um corpo artificial no espaço pertence a um país. Por conseguinte, é preciso autorização para ser retirado...”

É precisamente por isso que a cooperação internacional na solução do problema da limpeza do lixo espacial é tão importante. É uma questão de tempo saber se isso conduzirá a uma concessão de transformação do lixo espacial.

Fonte: Voz da Rússia

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário