terça-feira, 26 de agosto de 2014

CONHEÇA A MISTERIOSA CAVERNA NO MÉXICO CUJOS CRISTAIS CHEGAMATÉ 11 METROS DE COMPRIMENTO


Geólogos trazem à tona uma incrível e misteriosa maravilha da natureza. Uma gigantesca caverna de cristais forma o complexo mineiro de Naica, em Chihuahua, no México, explorada pela equipe do programa “How the Earth Made Us (“Como a Terra nos moldou”, em tradução livre), da BBC, uma das poucas no mundo a realizar tal feito.

A 300 metros de profundidade, a câmara subterrânea tem dimensões aproximadas de 10 por 30 metros, e contém alguns dos maiores depósitos mundiais de prata, zinco e chumbo. O maior cristal encontrado por lá tem incríveis 11 metros de comprimento, 4 de diâmetro e pesa em torno de 55 toneladas. Além disso, foi em Naica que foram encontrados os maiores cristais naturais de selenita do mundo, com mais de 10 metros de extensão.

Descoberta no ano 2000, por acidente, a mina tem difícil acesso e por conta disso se manteve fechada durante anos. A temperatura chega aos 50°C e a umidade do ar é de 100%, nível que faz com que os fluídos se condensem nos pulmões, caso não se use o equipamento adequado, fazendo com que alguns exploradores desmaiem. A equipe da BBC acompanhou isso de perto, tendo de usar uma roupa com cubos de gelo armazenados, além de uma máscara que fornecia ar seco e fresco.


O professor de geologia da Universidade de Plymouth, Grã-Bretanha, Iain Stewart acompanhou a equipe da BBC durante a expedição e afirmou que, embora esteja sob perspectiva de fechamento novamente, há muitas chances de que existam outras cavernas como esta no mundo. Maravilhado com tamanha beleza, o geólogo disse: “É um lugar glorioso, parece uma exposição de arte moderna”.

Stewart acredita que, quando a situação financeira das minas mudar, Naica será fechada outra vez, as bombas de água retiradas e o local inundado, impossibilitando as visitas. O jeito é observarmos as fotos e torcer para que outras sejam encontradas e preservadas.















Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário