sexta-feira, 29 de agosto de 2014

EQUADOR PRETENDE LANÇAR MOEDA ELETRÔNICA NACIONAL


O Equador pretende tornar-se o primeiro país do mundo a emitir a sua própria moeda estatal eletrônica. Segundo o vice-diretor do Banco Central do país, Gustavo Solórzano, citado pelo jornal El Nuevo Herald, a nova moeda pode ser posta em circulação em dezembro do ano em curso.

De acordo com a declaração de Solórzano, a moeda eletrônica do Equador “não será uma moeda criptográfica do tipo do bitcoin”. Afirmou que graças à utilização do dinheiro eletrônico através das redes de telefones celulares, as despesas com a logísticairão diminuir.

Além disso, esta medida do Banco Central visa libertar o país da influência do dólar.

Todavia, o presidente do Equador, Rafael Correa, declarou que o dinheiro virtual “não vai desalojar o dólar”. A moeda norte-americana conserva por enquanto as suas posições no mercado equatoriano e que “o preço da renúncia ao dólar seria catastrófico”. Esta sua declaração foi citada pelo jornal El Nuevo Herald.

A diferença básica entre a moeda equatoriana e o bitcoin consiste em que o volume da sua emissão vai depender da demanda, enquanto que a quantidade de bitcoins é limitado.

A renúncia ao dólar e a utilização da moeda virtual não será algo obrigatório, informa a agência Itar-Tass. Com a moeda virtual será impossível adquirir valores mobiliários, emitidos pelo Ministério das Finanças do país. Não se pretende, também, utilizar esta moeda a fim de pagar salários do funcionalismo público e os serviços dos empreiteiros estatais.

Fonte: Voz da Rússia

Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário