sexta-feira, 21 de novembro de 2014

A HISTÓRIA DA BRASILEIRA SEMI-ANALFABETA E AUTODIDATA QUE VIROU FOTÓGRAFA PARA SE LIVRAR DA DEPRESSÃO


Foi ao perceber sua sombra em uma parede que a vontade de registrar imagens surgiu. Aos poucos, Tina Gomes, moradora do bairro da Zona Leste de São Paulo Cidade Tiradentes, começou a se aventurar na fotografia. As sombras se transformaram em monstros e a objetiva da câmera foi sua única forma de pedir socorro. Semi-analfabeta, autodidata, mãe de cinco filhos, esquizofrênica e em um quadro de depressão, a ex-cobradora de ônibus revela em imagens o mundo que transborda em sua mente.

Seu primeiro contato com a fotografia profissional foi uma palestra a que assistiu no Fotoclube Luminous, a convite da fotógrafa Rita Barreto. Nesse período, ganhou sua primeira câmera e deu início à produção criativa, cujos protagonistas eram seus filhos. Ao começar também a usar computadores e redes sociais, confiou em tutoriais para aprender técnicas e um pouco de teoria.

Ao ganhar uma bolsa na escola Riguardare, Tina Gomes tentou o ensino formal da fotografia. Contudo, foi nesse período que as sombras mudaram. Grávida de nove meses, descobriu que seu bebê sofria de anencefalia e acabou o perdendo durante o parto. Tomada pela depressão, ela se fechou em seu próprio mundo, que se deixa mostrar através das inquietas e emocionantes imagens que você vê logo abaixo.

Sem teoria mas com um turbilhão de sentimentos e criatividade, Tina Gomes avisa que não gosta de fotometria ou flash, prefere a luz da janela. Com figurinos emprestados e usando principalmente a filha Sophia, de 12 anos, como modelo, captura fragmentos de universo à parte. E deixa claro: “Não faço fotos para os outros se sentirem felizes, muito menos para agradar a alguém, muito pelo contrário, faço estas imagens para me libertar de cada dor, cada sofrimento, cada noite de fome… Me liberto a cada dia e a cada retrato.“

Com informações de Coninck Junior

Impossível ver essas imagens sem que o coração se aperte um pouquinho. Permita-se mergulhar e sentir:






















Todas as fotos © Tina Gomes

Fonte: Portal Photos

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário