quarta-feira, 5 de novembro de 2014

BRASIL: SISTEMA ANTIAÉREO DE 35MM GEPARD M1A2


O Sistema Antiaéreo de 35 mm GEPARD M1A2 (AAe 35 mm GEPARD M1A2) é um sistema de armas autônomo e altamente móvel, com alta prontidão operacional, pequeno tempo de reação e capaz de fazer frente a uma variada gama de ameaças. Ele foi adquirido com a finalidade de mobiliar as Brigadas Blindadas do Exército Brasileiro (EB) com uma Defesa de Artilharia Antiaérea (DA Ae) compatível, facilitando o apoio logístico.

O AAe 35 mm GEPARD M1A2 foi modernizado há cerca de três anos, dentro de um cenário que o manteria empregado até 2030 na Alemanha e foi projetado para proteger as unidades LEOPARD. Um dos principais objetivos durante o desenvolvimento do GEPARD, além do seu desempenho em combater alvos aéreos, foi obter um ajuste perfeito com as tropas blindadas equipadas com o LEOPARD 1 e o LEOPARD 2.

No Exército Brasileiro, o sistema tem a missão de realizar a defesa antiaérea das Brigadas Blindadas, impedindo ou dificultando o reconhecimento e/ou o ataque aéreo inimigo. Ao mesmo tempo, possibilita o funcionamento de órgãos e instalações vitais sediados em território nacional e permite a liberdade de manobra para elementos de combate, o livre exercício do comando e uma maior disponibilidade e eficiência das unidades de apoio ao combate e apoio logístico.

Características do Sistema
A guarnição do GEPARD é composta por três militares e as principais características do material são as seguintes:
– peso total: 47,5 toneladas;
– dimensões: largura – 3,40m; altura – 4,16m (com radar de busca); comprimento – 8,15m;
– alcance dos radares: busca – 15km e tiro – 10km;
– alcance do sistema de armas: 5km;
– teto de emprego: baixa altura;
– calibre dos tubos: 35mm; e
– cadência de tiro: 1.100 tiros por minuto, sendo 550 por tubo.


Formação Pessoal
De 4 de março a 17 de maio de 2013, 10 oficiais e 10 sargentos realizaram o Curso de Operação do Sistema AAe GEPARD na cidade de Hardheim (Alemanha), como parte das ações previstas no Projeto Estratégico do Exército Defesa Antiaérea (PEE DA Ae).

Após a realização do curso na Alemanha, os militares brasileiros realizaram uma segunda fase de formação no Brasil, durante o Tiro de Recebimento do GEPARD, conduzido pela 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea no Centro de Avaliações do Exército (CAEx), nos dias 22 e 23 de junho de 2013.
Os objetivos alcançados ao término do Tiro de Recebimento do GEPARD foram a realização do tiro real, nas modalidades antiaérea e terrestre, com oito VBC DA AE GEPARD 1A2, recentemente adquiridas pelo EB, ocasião em que se verificou o funcionamento dos componentes do sistema de armas de cada carro; e a conclusão da segunda fase do Curso de Operação do GEPARD por parte dos militares brasileiros designados.

Nesse evento, foram executados 755 tiros sobre alvos aéreos ECLIPSE, operados por integrantes do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea e 871 tiros sobre alvos fixos a 500 e 1500m de distância, na Linha I do CAEx.
No momento, a Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea é a responsável pela formação dos oficiais e sargentos do EB operadores do Sistema GEPARD.


Reflexos para a Defesa Antiaérea
A DA Ae é estruturada para ser empregada em diversas faixas de altura e de alcance, fazendo frente aos diferentes tipos de ameaça. O Sistema AAe GEPARD integra o Sistema Operacional DA Ae para emprego na faixa de Baixa Altura (até 3.000m), realizando a Defesa Antiaérea da Força Terrestre e contribuindo, também, para a proteção das estruturas estratégicas terrestres brasileiras e das áreas sensíveis, cuja ameaça aérea inclui, entre outros tipos de vetores, as aeronaves de ataque ao solo, caças bombardeiros, helicópteros, Sistemas Aéreos Remotamente Pilotados, mísseis balísticos e de cruzeiro, foguetes e morteiros.

O Sistema Antiaéreo de 35 mm GEPARD M1A2, atualmente, é o material de dotação de duas das mais importantes Brigadas do EB: a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada e a 6ª Brigada de Infantaria Blindada, elevando a capacidade de DAe dessas Grandes Unidades e unindo satisfatoriamente o alto poder de fogo dos canhões de 35mm à mobilidade e proteção exigidas pelas brigadas blindadas.

O GEPARD foi empregado na Defesa Antiaérea durante a Copa das Confederações e foi novamente acionado por ocasião da Copa do Mundo FIFA 2014.

Fonte: Revista Verde Oliva

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário