sexta-feira, 21 de novembro de 2014

CONFRONTO EM PROTESTO TERMINA COM 15 DETIDOS NO MÉXICO


Manifestantes protestavam no centro da Cidade do México pelo desaparecimento de 43 estudantes

Um enfrentamento entre policiais e manifestantes, que protestavam pelo desaparecimento de 43 estudantes, no centro da Cidade do México, terminou na noite desta quinta-feira com 15 detidos, entre eles três mulheres e um estrangeiro.

O incidente foi um choque isolado nas proximidades do Zócalo, a praça principal da Cidade do México, depois de uma manifestação pacífica de protesto pelos 43 estudantes desaparecidos há dois meses na cidade de Iguala, que reuniu milhares de pessoas.

"Há detidos, até o momento tenho o relato de 15, entre os quais três mulheres" e "entre os que atuaram com maior determinação, há um estrangeiro", afirmou o secretário de Governo, Miguel Ángel Osorio Chong, à emissora "Televisa".

Osorio disse que seu governo "respeitou" e "acompanhou" o que foi, em termos gerais, uma "manifestação ordenada e pacífica".

Acrescentou que o governo do presidente Enrique Peña Nieto quer "descobrir a verdade e punir os responsáveis" pelo desaparecimento dos estudantes de magistério da Escola Normal Rural de Ayotzinapa, no estado de Guerrero, no sul do país, que já completa quase dois meses.


Protesto foi marcado por confronto entre polícia e manifestantes nesta quinta-feiraFoto: Henry Romero / Reuters

No entanto, lembrou que, no final das grandes manifestações desta quinta-feira na capital, "grupos alheios a este movimento" de protesto, que "se caracterizam por sua violência" e "agrediram e atacaram às forças de segurança", por isso o Estado teve que agir "com firmeza e determinação".

"Não vamos permitir que causem danos a terceiros, que causem danos às instituições", advertiu Osorio, que reiterou que "de nenhuma maneira" houve "repressão" contra os manifestantes.

A Agência EFE constatou que o confronto, iniciado por um grupo de encapuzados, aconteceu depois que a maioria dos manifestantes já tinha deixado o local, entre eles familiares das vítimas.

Durante mais de meia hora, ocorreram tentativas de agressão à polícia por parte dos manifestantes radicais, que utilizaram sprays inflamáveis e isqueiros para lançar chamas contra os agentes.

Em resposta, as forças policiais usaram extintores e, finalmente, investiram com seus escudos e cassetetes contra a multidão, que foi obrigada recuar e acabou se dispersando.

Pela manhã, outro incidente isolado aconteceu nas imediações do Aeroporto Internacional da Cidade do México, onde dois policiais ficaram feridos e outros 15 jovens foram detidos quando um grupo tentou invadir o terminal aéreo.

Fonte: EFE

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário